A Inteligência Artificial como assistente pessoal

Quantas vezes você já se pegou esquecendo de responder algum e-mail, esqueceu algo importante ou  alguma tarefa que deveria ter sido feita há uma hora atrás?

Para evitar situações como estas, a Cortana é uma ótima ferramenta para ajudar a manter sua organização pessoal e profissional, com diversos recursos disponíveis através da Inteligência Artificial ela pode se tornar uma eficiente assistente digital.

Mas antes, o que é Cortana? E Cortana Cards?

Cortana é a assistente digital inteligente da Microsoft, que começou no Windows Phone e se tornou um recurso incorporado na última edição do Windows. Por ser um trabalho em constante evolução, ela progressivamente fica mais esperta e ganha novos recursos, sendo que, uma vez configurada em seu computador, ela te apresenta cartões com informações personalizadas, baseadas em seus interesses.

Estes cartões que exibem as informações baseadas em seus interesses que são os denominados ‘Cortana Cards’.

Sua função vai desde simplesmente exibir a temperatura de sua cidade, até exibir o desempenho financeiro de sua empresa.

Como usar?

Por meio de simples configurações na própria janela da Cortana, é possível personalizar as informações que queremos ver e configurar a nossa conta para que a Cortana nos “conheça” melhor.

Podemos fazer pesquisas por meio do teclado, por voz e em linguagem natural, por exemplo, podemos perguntar “quantas reuniões tenho hoje?” assim como você perguntaria para alguém, agilizando o seu tempo com respostas instantâneas.

Como Cortana Cards pode te ajudar em situações específicas?

Na Programmer’s trabalho com a integração dos cards e a integração com outras ferramentas de análise de dados como o Power BI. Dessa forma agregamos maior valor aos nossos clientes, conseguindo exibir relatórios estratégicos para tomadas de decisões como o de desempenho financeiro  mencionado acima,. O power BI é uma ferramenta que utilizamos na nossa solução Programmmer’s REACT que tem ajudado clientes a implantarem relatórios organizacionais de forma ágil e enxuta, e principalmente a tirarem proveito da integração que há entre o Cortana Cards e o Power BI em seus negócios.

Através desta integração é possível obtermos respostas para perguntas específicas como “quanto tenho de contas a pagar no próximo mês?” ou então, “qual foi meu lucro nesta semana?”… anteriormente obter essas respostas não era tão fácil, com a Cortana elas são instantâneas.

Além do mais, sabemos que o Google Assistant, a Siri, a Alexa da Amazon e mesmo a Cortana funcionam muito bem em inglês, mas será que é possível ter o mesmo bom funcionamento em outros idiomas?

Atualmente a Cortana está disponível em inglês, português, francês, alemão, italiano, chinês, japonês e espanhol, e com todos estes idiomas é possível ter uma boa integração com Power BI e por sua vez, um bom funcionamento do Cortana Cards.

Para ilustrar como o Cortana Cards pode nos ajudar, veja abaixo uma rápida demonstração do funcionamento desta ferramenta em espanhol:

 

Este texto foi escrito por Mauricio Luiz Valer, da equipe de desenvolvimento da Programmer’s.

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato