Scoring de Clientes Potenciais

O objetivo deste acelerador é explorar o potencial de transformação que Ciência de Dados e Inteligência Artificial pode trazer para seu negócio, mais especificamente para aumentar as suas vendas (aplicável em organizações B2B e B2C). A partir da exploração de dados corporativos e dados públicos, realizamos modelagem analítica e aplicamos algoritmos específicos, com o objetivo de classificar e ranquear sua(s) lista(s) de Clientes Potenciais.

Input necessário:

  • Lista de clientes com perfil detalhado
    • Exemplos: ramo, vertical de negócio, endereço, porte, etc.;
    • Origem dos dados: Geralmente, estão disponíveis no CRM da organização.
  • Lista de produtos ou serviços que a organização comercializa
    • Origem dos dados: CRM, catálogos de soluções, website corporativo ou outros.
  • Histórico de compras dos clientes
    • Período mínimo de 6 meses, recomendado 1 ano;
    • Informações mínimas necessárias: Cliente, Cesta de produtos adquiridos, data;
    • Origem dos dados: Geralmente, no CRM da organização.
  • Lista de Clientes Potenciais (Pessoas físicas ou jurídicas)
    • Origem dos dados: Listas geradas em eventos, inscritos em campanhas específicas ou listas adquiridas de terceiros.

 

Entregáveis deste engajamento

  • Lista de Clientes Potenciais, com um valor numérico (nota, ou score) associado, representando seu potencial (quanto maior o número, maior o potencial estimado).
  • Roadmap da solução, abordando cenários de evolução recomendados, alinhados aos objetivos da organização.

 

Motivos para ir além

Validar o potencial e a aplicabilidade deste acelerador da Programmer’s INSIGHTS é fundamental, porém é apenas o primeiro passo. Avançar no roadmap da solução é vital para extrair e realizar todo o valor de negócio esperado:

Ícone AlvoResultados de negócio que podem ser atingidos:

  • Aumento no volume de vendas;
  • Melhoria nas métricas de vendas: maior hit-rate e menor tempo para fechamento de deals;
  • Melhor aproveitamento do budget direcionado para Campanhas de Marketing e Vendas;
  • Aumento da eficácia de suas equipes de Vendas permitindo que vendedores invistam mais tempo em Leads de maior potencial para fechamento de negócios.

 

Ícone AlvoO que pode ser gerado a partir deste piloto?

  • Listas otimizadas de Leads contendo apenas organizações ou indivíduos com alto potencial;
  • Estratégias ou campanhas focadas apenas em determinados clusters (agrupamentos) de Leads de acordo com o potencial identificado, permitindo comunicação mais específica e direta;
  • Automações no CRM ou outros sistemas corporativos, criando um modelo de classificação e ranking contínuos.

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