A ferramenta mais utilizada no dia a dia de qualquer ambiente corporativo é, sem dúvidas, o Microsoft Excel, pois proporciona a seus usuários – de todas as áreas de negócios – a construção de gráficos, cálculos, entre uma variedade de outros recursos de uma maneira fácil e rápida. 

À medida que as fontes de dados se tornam numerosas e complexas, o Excel vai perdendo sua força e agilidade, não suprindo as necessidades em questão e limitando as análises. E isso pode se tornar um problema se sua necessidade de trabalho for extrair insights rapidamente para tomada de decisões inteligentes. 

Percebendo essa lacuna, a Microsoft lançou no mercado em 2010/2013 o Suplementos Power, que consiste em quatro ferramentas de Business Intelligence (BI) que operam no Excel: 

  • Power Query – extrai, transformar e carregar dados;
  • Power Pivot – mineração de dados; 
  • Power View – visualiza os dados com mais opções de relatórios que o Excel; 
  • Power Maps – visualização de dados em 3D.

Para os usuários das áreas de negócios esse complemento foi o primeiro passo para desenvolverem e evoluírem sozinhos seus próprios indicadores, relatórios e dashboards conseguindo a extração de insights sem precisar aprender programação ou ser da área de TI. 

Apesar dessa adição ter sido positiva, o ambiente continuava quadrado e restrito sem, por exemplo, a possibilidade de trabalhar na esfera colaborativa. Diante deste impasse, a Microsoft conseguiu desvincular de vez o uso das planilhas para análises de dados em 2015, criando um software totalmente sob o conceito Self Service BI, o Power BI®.  

Por dentro do Power BI® 

O Power BI® é um conjunto de ferramentas de análise de negócios que permite a visualização de dados e o compartilhamento de ideias.  

O software suporta uma grande quantidade de fontes de dados, e, para saber quais, é só acessar a página da Microsoft, lá você encontra uma lista atualizada dos mais de 70 conectores de bancos de dados, sendo que periodicamente novas fontes são suportadas e outras podem deixar de ser (confira aqui). É importante ressaltar que, caso sua organização tenha dados em uma fonte que não faz parte do Power BI®, é possível extrair os dados para um outro formato como, por exemplo, CSV em um diretório na rede. 

É importante ressaltar que, caso sua organização tenha dados em uma fonte que não faz parte do Power BI®, é possível extrair os dados para um outro formato como, por exemplo, CSV em um diretório na rede. 

Com múltiplas plataformas – Desktop, Service e Mobile – a ferramenta possui uma interface dinâmica, que se adequa às necessidades de inúmeras áreas de negócios, dando flexibilidade para analisar os dados a partir de diversas perspectivas, dimensões e profundidades. 

Além disso, a ferramenta permite que os departamentos consigam cruzar informações e trabalhar em nível colaborativo. Veja abaixo mais alguns diferenciais:  

  • Novas funcionalidades mês a mês;
  • Mobilidade (iOS, Android, Windows Phone);
  • Self Service BI e compartilhamento;
  • Q&A com linguagem natural;
  • Refresh dos dados;
  • Modelo analítico. 

Por que a Programmer’s adotou o Power BI®? 

É claro que existem hoje no mercado milhares de ferramentas que oferecem o mesmo serviço de autoatendimento em Business Intelligence, e, mesmo cada uma trazendo consigo suas particularidades e vantagens, ter que optar por um dos softwares pode ser uma escolha difícil.

Um bom guia para te ajudar nessa decisão pode ser o “Quadrante Mágico do Gartner” – empresa de consultoria que realiza pesquisas e análises de vários recursos de TI – que de tempo em tempo, destrincha o mercado de softwares de BI para classificá-los. A última atualização da pesquisa ocorreu em janeiro de 2019, e, como pode ser observado na Figura 1, a Microsoft está na liderança no aspecto de análise e inteligência de negócios. 

Figure 1. Magic Quadrant for Analytics and Business Intelligence Platforms | Fonte: Gartner (02/2019), para ler a pesquisa inteira, clique aqui.

Ainda que seja de suma importância levar em consideração esse tipo de pesquisa e mesmo sabendo que o Power BI® está bem colocado, o que realmente nos induziu aqui na Programmer’s a adotar esta ferramenta em nossas soluções, foram as suas similaridades com o Excel. Como já foi dito no começo deste artigo, essa é a ferramenta mais utilizada desde as empresas pequenas até as multinacionais. 

Portanto, a maioria dos nossos clientes também vem de um ambiente de planilhas e trazer essa familiaridade na adoção de Self Service BI nos ajudou – e muito – no aculturamento, adaptação e aceitação dos usuários.   

Baixo custo e rápida implementação

Se você ainda utiliza planilhas na sua gestão ou não está satisfeito com a forma que os insights são extraídos hoje na sua empresa te convido a trocar por uma ferramenta como o Power BI®, testar e alcançar melhores resultados. O software permite uma avaliação gratuita de 60 dias, já sua licença Pro que concede colaborar, publicar, compartilhar e analisar, tem um baixo custo mensal por conta. E existe ainda a possibilidade de aderir a versão Premium, para computação em nuvem e recurso de armazenamentos exclusivos. 

Inserir uma nova ferramenta que utilize os dados da empresa pode se tornar um obstáculo, por isso, buscar apoio especializado é uma ótima opção. A Programmer´s possui expertise na implementação desse serviço com a solução REACT. Em apenas 5 etapas, entregamos um projeto completo na plataforma do Power BI® para que os usuários possam realizar análises Self Service BI e extrair insights de informações estratégicas, obtendo mais agilidade para tomada de decisões. 

Ao final do projeto, sua equipe recebe um treinamento para permitir que a evolução da solução e do manuseio da ferramenta seja contínua. 

Que tal aproveitar as nossas dicas e implementar a solução Power BI® na sua empresa? Entre em contato conosco, agende uma visita e entenda mais sobre nossa solução REACT.  

=======

=======

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato