Situação

Com sede em Atlanta, nos Estados Unidos, e operações em mais de 20 países, incluindo o Brasil, a Recall é uma empresa de gerenciamento de informações que atende aproximadamente 80 mil clientes em todo o mundo, ajudando-os a administrar com segurança suas informações durante todo o ciclo de vida. As soluções da Recall garantem o armazenamento seguro de arquivos e registros de companhias que atuam nos segmentos financeiro, governamental, legal, securitário, etc.

Entre outros serviços, a Recall oferece meios eficientes para armazenar e gerenciar documentos eletrônicos e físicos. Além do arquivamento, a Recall trabalha com a parte logística, permitindo, por exemplo, que o cliente programe coletas para retirar volumes periodicamente para arquivar ou ainda solicite o envio urgente de diversos documentos que foram previamente arquivados nos centros de informações da Recall, seja o documento físico ou até mesmo a sua imagem digital.

Em março de 2006, a Recall conquistou um novo e grande cliente internacional da área financeira, com demandas específicas. Isso exigiu a adaptação de parte de suas aplicações de negócios que apoiava as operações da empresa. “Precisávamos de maior integração entre os sistemas da Recall e do cliente”, explica Josué Defendi, gerente de projetos da Recall.

Solução

A equipe global de desenvolvimento de aplicações de negócios sediada na Recall Brasil ficou com grande parte da tarefa de analisar a infraestrutura tecnológica da empresa e também do cliente para encontrar o melhor caminho para integrá-las.

O meio encontrado foi expandir a fundação de TI da Recall, já baseada em tecnologias Microsoft, com mais alguns módulos desenvolvidos em Microsoft .NET Framework 3.0 e 2.0. Também foi diagnosticado que seria preciso fazer alterações no atual sistema em Microsoft .NET Framework 1.1 que apoiava as operações da companhia. As diferentes versões do .NET presentes na Recall são mantidas por questões de compatibilidade com outros sistemas usados pela companhia.

Já o SQL Server 2005 garantiu o acesso de um número ilimitado de usuários ao sistema. Essa característica é essencial para atender a demandas como a do novo cliente da Recall.

A parte da integração com o ambiente do cliente ficou por conta do Microsoft BizTalk Server 2006. “Agora a Recall pode receber periodicamente solicitações de serviços dos clientes, além de proporcionar a atualização de dados, tudo de forma integrada”, explica Alexandre Chiari, líder de desenvolvimento de aplicações da Recall.

A Programmer´s, parceira da Microsoft, atuou no projeto juntamente com a equipe de desenvolvimento da Recall. “Participamos desde a fase de especificação e desenvolvimento até a homologação e entrada na fase de produção”, comenta Keiko Nakatsubo, gerente comercial da Programmer´s. O trabalho de codificação, propriamente dito, aconteceu de fevereiro a setembro de 2007.

Benefícios

Serviços mais eficientes

Os novos módulos desenvolvidos em .NET e a integração proporcionada pelo Microsoft BizTalk dão à Recall a capacidade de trabalhar com clientes que possuam uma estrutura hierárquica de centro de custos maior e mais complexa. Assim, as diversas áreas de um banco podem, por exemplo, solicitar pela web um documento específico e o respectivo departamento será cobrado por esse serviço. Anteriormente, o sistema não suportava a manutenção de uma estrutura de faturamento complexa com diversos níveis e milhares de centro de custos.

Outro destaque é a integração do acesso às informações. Hoje, a Recall oferece aos seus clientes a possibilidade de criação de contas de âmbito nacional e consequentemente provê o gerenciamento dessas informações de forma centralizada, simplificando significativamente a gestão por parte dos clientes.

“Ao atender aos requisitos de negócios desse novo cliente, obtivemos grandes avanços operacionais e também contribuímos para a criação de importantes diferenciais competitivos”, destaca Defendi.

Maior produtividade

Tradicional usuária de tecnologias Microsoft, a Recall escolheu o BizTalk e a plataforma .NET para a criação dos novos módulos e a integração de sistemas. “A produtividade no desenvolvimento foi excelente e o processo de integração foi rápido e transparente”, comenta Keiko.

Garantia de flexibilidade

De acordo com Rafael Amorim, gerente de desenvolvimento de aplicações da Recall, apesar de ter sido desenvolvida para atender à demanda de uma empresa específica, essa solução é flexível e pode ser adaptada para atender as necessidades de outros clientes.

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato