A Kimberly Clark, líder em produtos de higiene e bem-estar, atua na área de cuidados pessoais há 18 anos, com mais de 60.000 funcionários distribuídos pelo mundo. Devido ao seu porte, a empresa tem um fluxo de informações intenso e uma carteira de clientes diversificada, que atende desde grandes redes de atacado a pequenos comércios.

Para acompanhar sua presença no mercado a empresa utilizava parâmetros de geolocalização em sua base de dados, que indicavam onde os produtos haviam sido adquiridos, assim como sua categoria, o perfil do cliente e a penetração no mercado. No entanto, buscava meios de integrar suas bases de dados, permitindo extrair ainda mais informações com maior qualidade e potencial competitivo.

Dessa forma, a solução de Business Intelligence desenvolvida pela Programmer’s funcionou como uma solução estratégica para a empresa. O projeto concluiu a integração da base de dados de inteligência de vendas com a plataforma SQL Server 2014, da Microsoft, e foi certeiro para impulsionar ainda mais as vendas dos produtos da empresa.

 

Solução:

 

A Kimberly Clark já utilizava a versão 2008 da plataforma de dados da Microsoft, o SQL Server, no entanto, estudava uma atualização devido a confiança que tinham na ferramenta. Foi esse upgrade que possibilitou desenvolver uma solução que influencia diretamente a competitividade da empresa. De acordo com o gerente de infraestrutura de TI da Kimberly Clark do Brasil, Roberto Marietti, “não basta apenas ter os melhores produtos. É preciso saber exatamente onde, para quem e qual é a melhor maneira de vendê-los”.

Com isso em mente, a Programmer’s criou um modelo que simplificou os procedimentos da empresa. O projeto foi feito para extrair informações do cliente da planilha, colocando-a em um banco de dados (SQL Server 2014) que permitiu a geração de gráficos e relatórios dinâmicos em ferramentas simples, como o Excel, que importa um modelo tabular criado através desse banco de dados.

Também foram utilizadas features da Microsoft, como o Power View, usado para originar quatro relatórios dinâmicos, que dão a visão de vendas dos parceiros baseada no mês e ano. Já o Power Map cria um relatório em que é possível ver as vendas por estado e cidade, podendo acompanhar seu crescimento ao longo do tempo, já que os relatórios possuem um heat map que vai colorindo as áreas que mais tem vendas, aumentando as barras conforme o volume.

Para Marietti “o ganho em dinamismo e a qualidade das informações analisadas foram fatores realmente determinantes”. A solução proporcionou agilidade no cruzamento das informações e na obtenção de dados relevantes para a tomada de decisões dos times de vendas e marketing. Isso foi possível pois a Programmer’s analisou o cenário e entendeu a melhor maneira de usar a base de dados da Kimberly Clark. “A Programmer’s, além de disponibilizar uma equipe técnica capacitada para implantar o projeto, também deu suporte para entender os requisitos dos negócios”. Dessa forma, criou uma solução que atende todas as necessidades da empresa, objetivando descobrir, modelar, analisar e visualizar dados.

 

A solução desenvolvida pela Programmer’s já está na mídia, veja a lista abaixo:

 

Convergência Digital, Kimberly Clark adota BI para unir áreas de marketing e comercial no Brasil

Decision Report, Kimberly Clark potencializa vendas com TI

Microsoft, Kimberly Clark potencializa vendas com solução de Business Intelligence

TI para negócios, Kimberly Clark potencializa vendas com BI

Kimberly Clark potencializa vendas com solução de BI

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato