Quality, from Assurance to Pursuance

Como sabemos, comunicar-se constantemente com o time é essencial para bons resultados. O sucesso vem da equipe, não do indivíduo sozinho. Especialmente, a equipe que sabe utilizar com cuidado as palavras para transmitir o que é necessário durante todo o ciclo de desenvolvimento. O poder das palavras pode – e deve – ser exercido por cada um de nós.

A equipe que tem uma causa, trabalha junto na mesma direção. Com paixão e comprometimento nasce uma empresa de sucesso, evolução constante, e resultados extraordinários.

Transformar para desenvolver e evoluir

Saber transformar as palavras que utiliza no dia-a-dia e ser sensível às ideias dos outros são requisitos iniciais. Ao menos em um momento da vida profissional já ouvimos alguém dizer “Por quê deixou passar esse defeito? ”. E se, ao invés disso, fosse dito “Como poderíamos ter encontrado esse defeito antes? ”. A forma como nos dirigimos ao outro pode, muitas vezes, transformar uma baixa de rendimento em um clima e bem-estar agradável e motivador o suficiente para melhorar os resultados e a
lucratividade do projeto.

Na pergunta onde utiliza “Por quê…” pode ficar registrado um sentimento de ataque pessoal. A pessoa vai colocar os pensamentos para correr atrás do porquê deixou aquilo acontecer, ao invés de passar a entender como poderia ter sido diferente e como poderia ter antecipado o problema. Dessa forma, desenvolver e evoluir suas próprias ideias.

Uma cadeia de pequenos problemas e sentimentos ruins poderiam ser totalmente evitados, transformando uma frase para que soasse um diálogo saudável e produtivo ao invés de um interrogatório. Evitando o clima ruim e gerando um maior bem-estar dentro da equipe, todos continuarão trabalhando na causa comum, gerando maior motivação, engajamento e, inevitavelmente, resultados brilhantes.

Um olhar para diferentes perspectivas

Muitas são as causas para que aconteça a famosa ‘falta de comunicação’ dentro de um time de desenvolvimento. Pode ser uma questão coletiva, mas também pode ser uma questão individual.

Um exemplo é quando as equipes começam, em um determinado momento, a ficar maiores. Geralmente, perde-se um pouco da interação entre todos os indivíduos, deixando a comunicação restrita a pequenos grupos e dessa forma a equipe como um todo passa a se comunicar menos e deixa de expor suas diferentes perspectivas.

É claro que isso não é uma regra, e não irá acontecer em todas as equipes grandes. Porém, com a falta de visões diferentes sendo expressadas, a forma como a escolha das palavras afeta o outro será quase nunca notada. Muitos membros estarão acostumados com a pouca comunicação e, dessa forma, acostumados apenas com sua própria perspectiva.

Outro exemplo clássico: “Resolva isso até o final do dia”. Além de prejudicar a moral da equipe, e soar autoritário a ponto de quase ninguém fazer perguntas e levantar possíveis problemas, isso irá com toda certeza afetar o resultado do produto, a
curto ou longo prazo.

Como experiência pessoal, em times onde passei até o momento, muitas vezes o Product Owner quis nos passar esta mesma mensagem, pois ele realmente queria – e precisava – que fosse feito até o final do dia. Mas ao invés disso ele disse: “Considerando os problemas que ainda podemos encontrar, será que conseguimos colocar como objetivo terminar essa tarefa até o final do dia? ”. Um tom respeitoso e um caminho de reciprocidade então é colocado na mesa, todos se sentem mais confortáveis para dar suas ideias de resoluções e dispostos a produzir mais.

O alinhamento constante entre o time é essencial para um ambiente saudável, onde a comunicação é exercida de maneira madura, transparente e educada. Novamente, o time engajado tem uma causa em comum, e a lucratividade e o sucesso serão inevitáveis no momento em que entendem que uma falha afetará negativamente cada parte envolvida, mas um acerto será positivo para todos!

Testadores e os Pensamentos Críticos

Dentre várias características comuns a todos os profissionais da área de Quality – observadores, detalhistas, curiosos – talvez uma das principais seja o ‘pensamento crítico’. Ou até podemos dizer que sua principal visão é: como uma parte do sistema NÃO funciona. Isso pode levar a caminhos perigosos e, por esse motivo, manter a cabeça aberta a diferentes perspectivas e manter a comunicação constante com o time é essencial para realizar os testes com resultados infinitamente mais efetivos.

Em muitos casos pode acontecer, durante um brainstorm para procurar a causa e a resolução de algum defeito, de um membro da equipe constantemente jogar ideias. contrárias e negativas o tempo todo, sem sequer parar para analisar as sugestões dos colegas. Muitas vezes, os outros membros da equipe são totalmente capacitados para realizar tarefas as quais estão sugerindo, porém com a moral afetada por outra pessoa da equipe, eles acabam sem opções e barrados de resoluções que levariam a um
produto com muito mais qualidade.

Com as ideias fluindo e ponderando todos os lados de cada profissional do time de desenvolvimento, sempre utilizando o respeito e a mente aberta, em bem menos tempo o grupo chegará a causa de um problema e a resoluções muitas vezes inovadoras. Efetividade.

Entender sobre o Negócio e Antecipar os problemas

A comunicação não significa apenas interagir com o time constantemente, mas também ficar antenado em todo o processo de Negócio, participar efetivamente de todas as reuniões (planejamento, review, retrospectivas, alinhamentos) e debater com o time o fluxo de negócio que está sendo construído, assim como as mudanças de última hora. O teste estará sempre presente no ciclo de desenvolvimento, de ponta a ponta! Por isso, deixar passar alguns detalhes pode levar o time a falhar em pontos críticos de grande impacto no projeto.

Levante a bandeira. Ao entender melhor a cabeça do usuário que estará utilizando o sistema, aos poucos será possível prever problemas e até mesmo levantar grandes ideias para melhorias. A comunicação novamente será a chave para a efetividade no processo de teste e desenvolvimento, uma vez que o time esteja sempre atualizado para atender as necessidades do negócio como objetivo principal.

Bons resultados trazem satisfação

Como citado no início, o poder das palavras pode – e deve – ser exercido por todos os membros da equipe. Mas não apenas isso, todos também devem pensar de formas diferentes o tempo todo, tentando evoluir seus conceitos e perspectivas e ser abertos a ideias.

Da mesma forma como nosso mindset caracteriza o modo otimista ou pessimista de enxergar uma determinada situação e como nos postamos diante dela, devemos o tempo todo expandi-lo para garantir que escolhemos o lado correto da consciência para agir. Ter uma mente fixa e permanecer acreditando que não se pode desenvolver novas capacidades ao longo do tempo, trará péssimos resultados no coletivo, falhas durante o ciclo de desenvolvimento e um profissional incapaz de evoluir.

Por outro lado, um indivíduo que encara positivamente os desafios e os conquista diariamente, é um profissional encorajado a gerar ainda mais satisfação para a equipe e bons resultados para o projeto.

É muito importante compreender que cada indivíduo possui experiências adquiridas que influenciam na forma como expõe suas ideias. Ninguém é bom em tudo sozinho, e cada profissional tem seu ponto forte. Quando a equipe está unida, forte e completa, e a troca de experiência é efetiva, fica claro a melhoria em todas as fases do projeto assim como a garantia do sucesso.

Com um time adquirindo constantemente mais informações – pela comunicação e troca de conhecimento – os resultados virão muito mais rápido. Preze pela qualidade dos testes e do produto final, e lembre-se de que garantir a qualidade e o bem-estar da equipe deve ser uma preocupação de todos.

“O talento vence jogos, mas o trabalho em equipe e a inteligência vencerá campeonatos.”. Michael Jordan.

Texto escrito por:
Camila Debiazzi
Quality Assurance Analyst, ISTQB Certified

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