Visão computacional no seu negócio

Visão computacional está sendo muito falada nos últimos anos. Ela é uma área da inteligência artificial focada na análise de imagens e vídeos para automação de tarefas que dependem da visão humana e do fornecimento de dados agregados para possíveis análises de Business Intelligence, auxiliando o gestor a tomar decisões corretas e imediatas.

Aprimoramento constante

Por meio da análise de imagens e vídeos fornecidos previamente, os algoritmos de visão computacional aprendem a identificar o que veem e fornecem dados dos mais variados tipos para realizar análises e automatizar tarefas. Assim como uma pessoa é treinada para realizar diversas atividades de forma eficiente, errando e aprendendo com seus erros, os algoritmos de visão computacional fazem o mesmo. Por meio do treinamento constante, quando o resultado fornecido pela visão computacional não bate com o esperado, é possível informar onde o algoritmo errou para que na próxima vez ele acerte. Quem faz essa correção é um ser humano, e pode-se distribuir essa função para uma massa de usuários de um aplicativo por meio de feedbacks.

O uso de visão computacional pode ser dos mais variados, podendo ser implementado na palma da sua mão por meio do seu celular, ou algo mais robusto em aplicações em nuvem.

Independente de onde a tecnologia seja implementada e da sua finalidade, suas possibilidades são gigantescas já que o poder computacional para o processamentos dos dados estão disponíveis em nuvem à um toque dos dedos, sem a necessidade de realizar um ampla reformulação das aplicações já existentes das empresas e dos seus servidores. Escalabilidade das aplicações em nuvem permitem manter uma alta disponibilidade do serviço mesmo com alto tráfego de usuários, além de facilitar a integração da tecnologia em aplicações já existentes como sistemas legados, aplicativos Android e iOS, aplicações webs e sites, chatbots, sistema de envio de SMSs, CRM’s e diversas outras plataformas.

Otimização de cadastros em serviços digitais

Otimizar as etapas de cadastros de clientes nos serviços digitais oferecidos pelas empresas é algo crucial para garantir que o cadastro seja finalizado e que a empresa conquiste mais um cliente satisfeito. Redução do tempo, organização e facilidade de uso são alguns dos principais pontos à se atentar ao desenvolver esses processos.

Podemos utilizar a visão computacional para extrair dados da carteira nacional de habilitação fornecida em uma imagem e realizar a validação da foto presente no documento com uma selfie do dono. Ao reconhecer dados como nome, CPF e data de nascimento, é possível utilizar esses dados para auto preencher campos de forma automática em um processo de cadastro, garantindo que os dados estão corretos por meio da validação da selfie fornecida. Caso seja detectada uma dúvida se a pessoa da selfie é a dona no documento, é possível informar uma pessoa para realizar essa checagem manualmente.

Todo o processamento leva menos de três segundos, usando plataformas em nuvem para o tratamento das informações de forma segura e fácil integração com aplicações já existentes.

Visão computacional proporcionando acessibilidade e insights

Reconhecer objetos em imagens é outra possibilidade que a visão computacional proporciona. Por meio do reconhecimento de padrões, os algoritmos informam quais objetos estão presentes na imagens, fornecendo o nome do objeto, a localização que ele está presente na imagem e a porcentagem de certeza.

Uma das possibilidades desses algoritmos é a de descrever imagens em textos. Imagine que uma empresa forneça um serviço digital onde os clientes manipulam imagens. É possível identificar que em uma imagem haja, por exemplo, duas pessoas, um guarda sol e uma cadeira de praia, descrevendo algo como: “Duas pessoas na praia sob um guarda sol”. Desta forma o serviço seria acessível para deficientes visuais por meio de leitores de telas e estaria disponível para um novo grupo de usuários.

Outra aplicação seria identificar quantas pessoas passaram por determinada região de uma loja, cruzando dados de data/hora e gênero das pessoas para gerar insights, sendo possível alimentar dashboards na ferramenta PowerBI para acompanhamento do tráfego da loja e realizar a criação de mapas de calor, fornecendo aos gestores as informações necessárias para realizar qualquer modificação no layout da loja nos departamentos em que
não estão recebendo pessoas o suficiente.

Chatbot com visão computacional

Mais uma possibilidade foi abordada pela Programmer’s, através de sua subsidiária americana Actminds. Uma aplicação foi desenvolvida para uma agência de marketing, com foco em reconhecimento de objetos em fotografias de famosos (tais como óculos e relógios), tornando uma análise, que era feita manualmente, muito mais veloz e eficiente financeiramente. Este aumento de velocidade pelo reconhecimento automático gerou um diferencial fundamental em relação à concorrência, para ofertas à fabricantes, da divulgação de produtos de marca sendo utilizados por famosos. No evento Gartner Symposium/ITxpo 2017, demonstramos como esta tecnologia funciona na apresentação “ACTMINDS’ BOTS: How Enterprise Bots and AI are Conquering the Real World” (https://gartner.mediasite.com/Mediasite/Play/a00baee852fd4fd4a04a7991035b90631d).

Ao 13 minutos e 20 segundos da apresentação, foi solicitado ao chatbot através da Cortana (assistente virtual integrada ao Windows 10) imagens de pessoas utilizando relógios e óculos, o chatbot procurou por tweets com imagens de pessoas vestindo os objetos solicitados. Assim que o chatbot encontrou essas fotos, ele as enviou para o solicitante por meio do Facebook Messenger. Por meio de visão computacional foi possível localizar os objetos presentes nas imagens e filtrá-las de acordo com o que o usuário desejava ver no momento. A figura abaixo demonstra a visão computacional do chatbot ao observar as imagens.

Imagem Reconhecimento de imagens pelo Chatbot

A utilização de visão computacional para otimização dos processos de negócio que dependem da visão humana é uma tarefa complexa de ser realizada, sendo necessário identificar suas possíveis aplicações em cada contexto e sua viabilidade. Escolher as ferramentas e tecnologias torna-se essencial para garantir o sucesso da solução, além de possuir uma massa de dados para realizar o treinamento customizado da aplicação. Quando essas barreiras são ultrapassadas e a implementação da visão computacional é feita de acordo com a necessidade do negócio, os benefícios são garantidos.

Texto escrito por:
Lucas Micheloni Antevere
Analista Desenvolvedor

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