Todas as vezes que você compra um hambúrguer em alguma rede de fast food, dados são gerados no momento em que o pedido é realizado. E a empresa, preocupada com a movimentação dos seus clientes e suas preferências, extrai e analisa estes dados de modo a obter insights para otimizar seus serviços, como novas opções de menu, promoções e melhorar a qualidade do atendimento. E entender este comportamento de consumo do usuário final é o que o setor de Marketing Analytics do Burger King® Brasil buscava para que fosse possível aprimorar a experiência com a marca, ampliando assim seu portfólio e competitividade. 

Para a segunda maior rede de hambúrgueres do mundo e que está no Brasil desde 2004, trabalhar com os dados se tornou um desafio quando surgiu a necessidade de traduzi-los em informação para um cenário macro.

“Temos dificuldade para processamentos num cenário macro, por isso, nossas análises eram de dados de até 1 ano, num nível de transação por transação. Nosso maior desafio era o entendimento das vendas, analisando as vendas pelos produtos versus transações. Tínhamos em mente de como precisava ser feito, mas aplicado na realidade ficou um pouco difícil, não sabíamos como chegar na solução”, ressalta Pang Jie Cheng, coordenador de BI e Analytics do Burger King.

E a partir do desejo de processar os dados coletados no Brasil, que a rede de fast food firmou a parceria com a Programmer´s, e conseguiu gerenciá-los e transformá-los em conhecimento! O fruto desta iniciativa trará evolução da marca e direcionará suas estratégias para maior geração de valor e resultados para o Burger King.

Um combo com Big Data, por favor!

Dificilmente você encontra alguém que não goste de uma promoção, o que faz com que os cupons de desconto sejam uma excelente estratégia para atrair e reter os clientes. E para o Burguer King não é diferente!

A rede utiliza estes cupons com o intuito de incluir em algumas combinações de seus trios, um item adicional, de forma a impulsionar as vendas e estimular a compra de um quarto produto.

Mas de acordo com a Aline Varnovitzky, coordenadora de Marketing Analytics da rede de hambúrgueres, chegar em uma combinação ideal que trouxesse uma similaridade de consumo para compor os cupons não era uma tarefa simples. “O cupom é muito forte nas nossas vendas hoje e para criar essas combinações fazíamos de maneira amostral. Pegávamos um período curto, algumas lojas de teste e classificávamos por produto, não tínhamos a visão de consumidor”, explica.

Para companhia era de suma importância conseguir oferecer opções mais assertivas ao consumidor em uma esfera que conseguisse analisar seus 600 pontos de vendas espalhados pelo país e em um período extenso.

“Especificamente queríamos ver como os produtos saiam combinados para um consumidor/ticket de compra. Não olhar os produtos separadamente como eles vendem, mas sim como eles trabalham em conjunto. Isso nos daria um direcionamento melhor para oferecer opções para o consumidor cada vez mais assertivas.”, ressalta Aline.

A solução proposta pela Programmer’s utilizou os recursos do Big Data, para explorar e modelar aproximadamente 111 milhões de pedidos e 700 milhões de itens, no período de 1 ano e meio.

O ponto de partida para analisar e mapear o perfil de consumo foi identificar os produtos e combos mais vendidos, cruzar essas informações e, por meio de uma análise descritiva, chegar ao resultado de qual item estava sendo mais pedido junto a compra de um trio.

A partir de uma visão analítica, inúmeras possibilidades foram encontradas. Com isto em mãos, a Programmer’s realizou uma análise comportamental do consumo de como o Burger King vende os combos e itens individuais, formando uma inteligência para confrontação das condutas encontradas.

Para Pang, este tipo de análise será um novo mundo na companhia. “Tínhamos em mãos todas essas informações, mas nunca trabalhamos dessa maneira. Não tínhamos essa visão do ticket em si, para ficar analisando ticket por ticket, para ver quais produtos saiam mais entre eles. Então agora vai ser um novo mundo ter esse tipo de visão.”

Agilidade e novas perspectivas

A Programmer’s foi responsável não só por ajudar o Burger King® Brasil a alcançar os objetivos esperados, mas também apresentar novas possibilidades de como trabalhar com os dados para conseguir consumi-los em seu total potencial. “A experiência mudou um pouco a nossa cabeça do que mais podemos extrair com os dados e um pouco sobre a forma que estamos acostumados meio que no automático a olhar para eles. Abriu a visão para novas perspectivas de análises, pois é bem diferente do que fazíamos, é um novo mundo. Eu achei que foi bastante positiva a experiência”, frisa Aline.

O Piloto em Ciência de Dados teve duração de 1 mês e a velocidade de sua aplicação surpreendeu! “A Programmer’s ter executado um piloto numa velocidade surpreendente, sem conhecer as informações, foi bem legal! Foi possível obter uma saída rápida de informações que foi útil para o nosso time de marketing”, reforça Pang.

O Piloto em Ciências de Dados é uma solução ágil e de baixo investimento para identificar a viabilidade da solução e, posteriormente, desenhar um roadmap completo para desenvolver modelos analíticos mais robustos e integrados às soluções corporativas ou aos produtos digitais das empresas. Será que não está na hora de extrair todo valor que os dados da sua empresa têm?

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato