Cultivar uma cultura orientada a dados é uma tendência que vem ganhando espaço nas empresas que pretendem se manter competitivas no mercado. Mas ainda hoje, um dos maiores desafios é implementar uma mudança organizacional que de fato os traduzam em informação, a ponto que as áreas de negócios consigam consumi-los em seu total potencial.

A Kert, empresa de cosméticos capilares, líder no segmento de tonalizantes por deposição, tradicional e fashion e que atua no mercado desde 1995, precisava se tornar mais competitiva e identificou na gestão de dados o recurso para criar estratégias para o futuro da empresa. Apesar da companhia possuir um volume considerável de dados e já trabalhar com eles, era um processo realizado manualmente por meio de planilhas, o que demandava muito tempo esforço.

“Não conseguíamos visualizar muito bem o que os dados tinham a nos dizer. Para entender uma coisa especifica se construía todo um raciocínio no Excel para chegar na visualização desejada, mas era muito mais difícil e não era tão ampla. Sem contar que era feito manualmente ‘na unha’. E isso gastava muito tempo”, conta Fernando Szilágyi de Carvalho, gerente de produto da Kert.

E foi para entender o que os “dados estavam dizendo” que a Kert buscou a solução Programmer’s REACT®. A estratégia da Programmer’s com a Kert, foi focar nos dados de desempenho de vendas e no saldo entre recebíveis e antecipáveis, assim a companhia teria em suas mãos como arquitetar as estratégias de expandir a marca no mercado atacado, aumentar a rentabilidade através de novas vendas e reduzir o risco de inadimplência.

Desempenho de vendas

Para auxiliar na demanda do setor de vendas, a Programmer’s propôs implementar painéis estratégicos para entender a evolução de vendas em relação aos produtos vendidos e descontos/bonificações aplicadas, para identificar qual representante ou cliente estava sendo mais significativo no aspecto vendas ou descontos.

Os dashboards criados através do Programmer’s REACT® apresentaram visões analíticas do desempenho de vendas; mix de produtos e ações por representantes. No final foi possível proporcionar a Kert a capacidade de observar as informações de vendas por produtos, vendedores e clientes.

Para Fernando esta automatização das visualizações, reports e insights que foram criados, ajudou o setor a ter uma visão melhor de como estava o comportamento da ponta de vendas, “Foi muito mais fácil demonstrar para os representantes os problemas com excesso de bonificação/desconto¬ e em que parte eles estão pecando na venda do mix todo de produtos. E para nós que temos que gerir ficou muito mais fácil de visualizar e organizar para cobrá-los”, ressalta.

Mitigando riscos

Além da necessidade de monitorar o desempenho de vendas, a Kert também precisava acompanhar de forma mais analítica o fluxo de títulos emitidos versus as antecipações nas diferentes instituições financeiras.

Com isso, a Programmer’s elaborou um painel que possibilitou a companhia de entender amplamente como os recebíveis estão distribuídas ao longo do tempo e dessa forma planejar melhor as próximas antecipações. Possibilitando que a empresa de cosméticos capilares pudesse reduzir os riscos relacionados a inadimplência.

Adeus planilhas

A solução Programmer’s REACT® utiliza a ferramenta de Self Service BI da Microsoft, o Power BI®. Com manuseio simples e intuitivo o software permite a visualização de dados e o compartilhamento de ideias em dispositivos móveis de diferentes plataformas.

“Power BI é excelente, conseguimos visualizar tudo com mais clareza e é fácil de usar. Abriu nossa visão, porque ter um sistema cheio de números jogados de fato não traz nenhum benefício. Realmente tem que limpar, organizar e isso que foi o mais interessante”, comenta o gerente de produto.

Quando questionamos se a Kert estaria disposta a largar de vez as planilhas, Fernando respondeu com prontidão: “Com certeza, aliás praticamente já largamos o sistema, agora olhamos tudo pelo Power BI!”.

Com duração de 3 semanas, o Programmer’s REACT®, supriu as expectativas da Kert. “É o caminho… cada vez mais é preciso tratar os dados de uma forma ‘especial’, específica para conseguir atingir algum resultado. Sem dúvida o REACT® é uma solução que segue a tendência do que tem que ser feito com os dados”.

O Programmer’s REACT® é uma solução de análises Self-Service BI para áreas de negócios que buscam resultados rápidos. Composta por 5 etapas, o projeto completo é entregue na plataforma do Power BI para que o usuário possa extrair insights de informações estratégicas, obtendo mais agilidade para tomada de decisões. Venha transformar com a gente dados em informação estratégica para seu negócio!

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato