Pautar decisões a partir de dados faz parte da rotina diária das empresas, independentemente do mercado de atuação. No entanto, esse tipo de análise de dados, em busca das respostas de negócio, pode ser repleta de desafios, em grande parte das organizações, uma vez que geralmente se apoiam em atividades manuais, que demandam muito tempo dos envolvidos.

Trazendo para as diferentes áreas da organização, como Vendas, Marketing, Financeiro e Recursos Humanos, fica visível a dificuldade em tomar decisões com a agilidade que o mercado exige, extraindo o máximo de aproveitamento das informações, e, mais ainda, a necessidade de obter insights realmente valiosos às estratégias e aos desafios em questão. Além disso, as atividades manuais exigem que os integrantes das equipes dediquem tempo e atenção, coletando e consolidando os dados de fontes numerosas e complexas, em planilhas, ou outro tipo de documento pouco prático. É muito tempo perdido e, ainda, possibilidade de erros.

Caso a sua empresa se encontre em uma situação semelhante a esta, continue a leitura deste artigo, que explicaremos como é possível resolver, definitivamente, este problema.

Vá além da tecnologia: adote uma estratégia de Inteligência de Dados

Ao contrário do que se pode imaginar, para gerenciar os dados de um negócio com assertividade e agilidade não basta escolher uma solução de BI.

Comece pelo desenho de uma estratégia de Inteligência de Dados, que irá guiar os passos seguintes, em direção às respostas de negócio, para, de fato, extrair indicadores que irão ajudar a aumentar a lucratividade, diminuir custos, mitigar riscos, entre outras inúmeras possibilidades.

Organizar as informações é um passo importante, mas não o bastante para alcançar o sucesso. É preciso levar em consideração as necessidades que as diferentes áreas de negócio possuem, e optar por uma solução capaz de entregar um BI estruturado, que empodere os times, com governança, permitindo que a análise de dados se torne cada vez mais aprofundada dentro da organização.

Além disso, é importante ressaltar que, para construir uma estratégia que ligue todos esses pontos, em prol dos objetivos da empresa, é preciso compreender que o mercado está em constante mudança, e a autonomia dos departamentos para moldar e extrair os dados que são pertinentes a cada momento precisa ter igual flexibilidade, aplicando o conceito de Self-service BI.

Escolha a solução ideal ao negócio para sua análise de dados

Com a estratégia estabelecida, é o momento de optar pela solução que permite a coleta de dados de diversas fontes, para a criação de dashboards com diferentes visualizações e formatos, moldados para entregar valor ao usuário final, como é o caso do Power BI, uma ferramenta de análise de dados da Microsoft.

Essa aplicação conta com visuais modernos, intuitivos, compatíveis com computador e celulares, que possibilita que diversos departamentos tenham acesso aos dados, para uma análise mais eficaz e verídica daquilo que é pertinente àquela área.

Além disso, a ferramenta possui 5 principais características, que vão contribuir para o sucesso da sua aplicação:

Data Quality: aumente a confiabilidade dos dados;

Governança: democratize o acesso aos dados da sua corporação, para que diferentes membros da equipe possam acessar as informações com facilidade;

Segurança: gerencie, com tranquilidade, o nível de permissão dos usuários, para garantir que cada um tenha acesso somente às informações necessárias às suas atividades;

Autonomia do time: permita que a sua equipe tenha a possibilidade de analisar os dados, fornecendo uma ferramenta mais robusta de análise, além de possibilitar a criação de um modelo de serviço de autoatendimento em Business Intelligence (Self-service BI);

Conecte diferentes fontes de dados: desenvolva um modelo analítico, com a capacidade de integrar as diferentes fontes que a sua empresa possui.

Para obter o máximo aproveitamento das funcionalidades da tecnologia, aplicadas às suas perguntas de negócio, indicamos que opte pela ajuda especializada.

Vantagens de optar pela estruturação dos dados

Um ambiente de Business Intelligence devidamente estruturado oferece inúmeros benefícios a todos os membros da equipe. Às áreas de negócio, porque elas terão em mãos as informações que precisam, de forma dinâmica e de fácil alteração. E também à área responsável, uma vez que contarão com a redução no número de chamados vindos de usuários finais, originadas a partir de solicitações que, em grande parte dos casos, o próprio solicitante é capaz de resolver.

Mas os principais ganhos, com certeza, estão no aumento da eficiência e da agilidade. Com essa solução intuitiva, as inúmeras horas de trabalho manual – com o preenchimento de arquivos e/ou a elaboração de apresentações, por exemplo – podem ser poupadas e substituindas pelo próprio dashboard do Power BI, que apresenta as informações de forma padronizada, com análises mais aprofundadas e fora do “comum”, cruzando e estabelecendo métricas complexas, e colocando-as em uma visualização simplificada.

Os gestores, por sua vez, terão uma visão mais clara e completa do negócio, pautando suas decisões em fatos e não em pontos de vista. Favorecendo, também, a antecipação e a identificação de possíveis problemas.

Saiba como a Programmers pode te ajudar com uma estratégia de análise de dados

Sabemos que inserir uma nova ferramenta no dia a dia da empresa pode se tornar um obstáculo, ainda que a maioria não esteja satisfeita com seus dados em planilhas.

Por isso, a Programmers desenvolveu o REACT, uma solução que conta com as funcionalidades do Power BI, e é integrada às diferentes fontes de dados, para entregar um projeto completo de BI àss áreas de negócio da sua empresa. Porém, com foco individualizado nas necessidades de cada uma delas e permitindo que os usuários realizem análises Self-service BI e extraiam insights de informações estratégicas, obtendo mais agilidade para as tomadas de decisões.

A nossa metodologia, comprovadamente eficaz, é composta pelas etapas de: definição do foco do projeto, estabelecimento do modelo analítico, criação dos dashboards e publicação dos dashboards que permitirão as análises self-service. E mais: treinamentos in-company para preparar os usuários em relação à ferramenta, permitindo que a evolução da solução e do manuseio seja contínua.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba por onde começar!

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato