Por Eduarda Vicente

Imagine que sua empresa acabou de lançar um produto ou um conteúdo novo na web. Sabe-se que as redes sociais são de grande ajuda para obter feedbacks sobre os lançamentos da  web, mas ler comentário por comentário, tweet por tweet, parece inviável não é mesmo?

É nesta situação que a análise de sentimentos pode ser uma arma poderosa, para qualquer pessoa/empresa que lida com a informação de maneira estratégica e a transforma em valor. Desde web influencers até grandes companhias, a análise de sentimentos pode salvar o dia, o mês, a marca.  Se interessou pelo assunto? Então, vamos começar!

Analise de sentimentos

O que é?

Análise de Sentimentos, também conhecida como mineração de opinião ou Emotion AI é o processamento da linguagem natural e análise de texto para extrair o conteúdo emocional por trás das palavras. Pode ser usado para entender atitudes, ideias ou pensamentos expressos na web.

A análise recebe alguns dados como, o texto a ser analisado e um identificador único para cada texto, a linguagem é um parâmetro opcional, pois é possível que a própria API( Application Programming Interface) de análise encontre a linguagem.

A partir da análise é gerado um Score que varia de 0 a 1, sendo próximos a 0 como mais negativos e próximos a 1 como mais positivos. O Score é gerado por técnicas de classificação de palavras, que as classifica como positivas e negativas e analisa a existência dessas palavras e a quantidade delas no texto, quanto mais palavras positivas, mais positivo o texto e o contrário também se aplica. Além do Score de positivo e negativo, é possível trazer os tópicos mais falados e as palavras mais citadas (palavras chaves) para a análise.

Ainda existem alguns desafios a serem  superados, como o contexto das sentenças. A técnica de classificação de palavras faz uma análise individual e não inclui contexto, tornando textos que contém ironia complexos.  Portanto a análise acaba sendo equivocada e um texto que deveria ser classificado como negativo, acaba como positivo. Resolver esses casos ainda exige mineração humana.

Como usar?

A Análise de Sentimentos é extremamente útil, se você quer saber como as pessoas te enxergam, como enxergam sua marca, seus produtos, seus conteúdos, etc. Pode ser aplicada a qualquer conteúdo, desde redes sociais como Twitter, Facebook, Linkedin, como em páginas que contém comentários em massa.

Imagine a mesma situação inicial, sua empresa acabou de lançar um novo produto e automaticamente é possível classificar a opinião dos consumidores e entender o quanto satisfeitos estão e quais são os pontos fracos, os comentários mais negativos e positivos, quais foram mais repercutidos e qual o assunto mais comentado em relação ao lançamento, tudo isso é possível através da Análise de Sentimentos.

Através desta Inteligência Artificial é possível ter insights incríveis como: o que uma palavra pode causar para a sua marca. O que, porque e quando tal atitude que sua empresa tomou levou a revolta de um web influencer, que dominou a opinião de seus consumidores.

As opiniões na internet não tem a mesma relevância, é importante prestar atenção à perfis bem repercutidos e à informação que é muito compartilhada. Um grande web influencer pode mostrar a opinião de muitos através de curtidas e compartilhamentos.

Também é possível gerar enquetes de opinião, que apliquem a Análise de Sentimentos, para monitorar campanhas publicitárias, vendas, ou mesmo o feeling inicial sobre uma ideia, antes mesmo de lançá-la. Saber se o público realmente compra a sua ideia antes de investir na mesma parece um grande benefício.

Parece simples, mas é possível ter grandes visões baseadas nessas informações, gerando dashboards, maneiras de visualizar a informação, que podem levar a insights interessantes que permitem que a empresa obtenha feedback e assim reaja rapidamente ao mercado. A informação está em todo lugar, no seu celular, tablet, computador, é compartilhada, retweetada, seguida, pode estar em redes sociais, websites, e mobile applications, para conseguir benefícios dela, basta olhar do jeito certo.

Eduarda Vicente é IT Solutions Developer da Programmer’s.

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