Cada empresa de sucesso também é uma empresa de tecnologia

Por Gil Seabra

O objetivo de toda empresa é ser o mais lucrativa possível. Para fazer isso, é preciso fornecer aos clientes produtos ou serviços de qualidade que atendam às necessidades do usuário final. E possuir uma presença online que se destaque de seus concorrentes. O uso eficiente e inteligente da tecnologia é a chave para fornecer o tipo de agilidade comercial necessária às empresas modernas.

A evolução do papel da tecnologia em uma empresa

Antes da invenção da Internet e dos mecanismos de pesquisa, as empresas só podiam se promover aos clientes por meio de publicidade ou pelo famoso boca a boca com base em sua história, tradição e reconhecimento de marca. Hoje, os clientes podem fazer rapidamente suas próprias pesquisas, incluindo comparação de preços, disponibilidade de estoque, atendimento pré e pós-venda ao cliente, análises de produtos e mais. É um jogo muito mais difícil, com muito mais competição.

Os clientes agora possuem acesso a uma ampla gama de ferramentas na Internet para encontrar a melhor escolha para suas necessidades, e por isso as empresas tiveram que evoluir. Hoje, para chegar aos clientes, as empresas precisam ser grandes comunicadoras, ter agilidade no mercado, oferecendo preços competitivos e ofertas especiais, além de ter um atendimento de excelência.

É impossível fazer tudo isso sem uma infraestrutura de tecnologia robusta, não importa em qual setor você esteja.

Como a Forbes aponta, “Hoje, nenhuma empresa pode fazer, entregar ou comercializar seu produto de forma eficiente sem tecnologia.”

Tecnologia e agilidade nos negócios

Para se manterem competitivas, as empresas devem construir ou atualizar regularmente seus sites, plataformas de comércio eletrônico, aplicativos móveis, e-wallets, estratégias de comunicação, promoção, planos de relacionamento com o cliente e programas de fidelidade – qualquer coisa que torne seus negócios mais competitivos e que venda mais produtos ou serviços. A tecnologia é a nova forma de fazer negócios.

Em uma empresa moderna e bem-sucedida, o departamento de TI não está mais focado apenas no suporte de infraestrutura e aplicativos, pois também precisa estar profundamente envolvido na estratégia de negócios e marketing. A nova geração de clientes exige interfaces rápidas, intuitivas e eficientes – para ter experiências perfeitas na ponta dos dedos. Os CIOs são essenciais para trazerem as maiores e mais recentes inovações tecnológicas para a mesa garantindo que a empresa atenda aos seus objetivos de vendas e marketing.

E quanto ao futuro?

A Covid-19 mudou o mundo e acelerou a adoção de novas tecnologias de negócios, como Inteligência Artificial (IA) e serviços em nuvem. À medida que entramos em um mundo pós-pandêmico, a agilidade dos negócios é crucial para todo negócio de sucesso. E essa evolução só começará com uma profunda mudança cultural no coração de cada organização.

Análise de dados, IA e automação comercial precisam ser adotados por todas as empresas para melhorar as vendas e as operações. Quem quer que esteja avançando nesses campos rapidamente se diferenciará da concorrência e terá sucesso no mercado. Aqueles que se movem mais devagar precisarão repensar suas estratégias ou serão deixados para trás.

Como a Forbes aponta, “Hoje, nenhuma empresa pode fazer, entregar ou comercializar seu produto de forma eficiente sem tecnologia.”

Gil Seabra é o Diretor de Desenvolvimento de Negócios da atuação internacional da Programmer’s, na qual liderou com sucesso a equipe de vendas, bem como desempenhou diversas funções relacionadas à operação da empresa.

Uma parceira de tecnologia e inovação focada na jornada digital da sua empresa.

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