A consolidação de dados em uma companhia é de extrema importância competitiva, pois permite torná-los acessíveis, de forma que auxiliem na tomada de decisão. No entanto, unificar essas informações é apenas o começo.

A fim de que os dados possam, de fato, contribuir para a estratégia da empresa, é preciso tratá-los e apresentá-los com inteligência analítica. permitindo o amadurecimento deles e a geração de novos conhecimentos para a área de negócios sobre a empresa, o mercado e, até mesmo, o comportamento dos clientes.

Com o intuito de atender tal necessidade, optar por um Data Warehouse pode ser uma alternativa de muitos ganhos para a empresa. Essa solução atua como um repositório de dados estruturados, sendo capaz de executar mais do que uma simples análise, criando processos de qualidade e resultando em informações cada vez mais confiáveis.

O que é um Data Warehouse?

Hoje vivemos em um mundo conectado, que gera inúmeros dados, em diferentes fontes – celulares, carros, computadores, entre outros -, praticamente todo o instante. Pensando na realidade de um determinado negócio, sempre vão existir dados digitais pertinentes às suas estratégias. 

Em relatório divulgado pela DOMO, empresa de tecnologia norte-americana, estima-se que uma pessoa gera por volta de 1.7 MB de dados por segundo. Contudo, é preciso realizar o processamento dessas informações, aplicando mais inteligência, a fim de enriquecê-las. 

O repositório Data Warehouse é bastante utilizado em situações em que é preciso realizar análises avançadas de informações. Atua no aprimoramento dos fluxos e processamento de dados. E possibilitando a compilação dos  elementos de diferentes sistemas transacionais e aplicativos, de forma automatizada e escalonada.

Com esta tecnologia, a empresa passa a ter acesso a: análises preditivas e prescritivas, mapeamento de perfil de clientes, visualização de relatórios e dashboards interativos de alta confiabilidade etc, com a finalidade de impulsionar e acelerar a inovação nas organizações, além de responder às principais perguntas do negócio. 

Seu desenvolvimento, assim como a sua aplicação final, pode variar de acordo com as necessidades e especificidades da empresa para a qual a solução será construída. Por esta razão, organizações de diferentes portes e segmentos podem se beneficiar da aplicação. 

Para compreender um pouco mais sobre sua aplicação, podemos utilizar a seguinte situação como exemplo: uma empresa possui os dados financeiros dos clientes em um ERP e almeja analisá-los de forma mais assertiva, para determinar aspectos importantes, como a concepção de crédito; para isso, conta com a integração de dados entre esse sistema e uma determinada rede social, que capta essas informações e armazena em um Data Warehouse.

A solução tem o papel de cruzar esses dados, a fim de estabelecer o aprendizado em máquina, mapeando e indicando um padrão de comportamento do consumidor, com o objetivo de determinar quais ofertas de crédito farão mais sentido para ele, diminuindo, assim, os riscos de inadimplência para o negócio. 

fundo roxo com vários quadrados representando dados e no centro um circulo representando um Data Warehouse

Obtenha o máximo aproveitamento dos seus dados

Sabemos que obter dados nem sempre é a questão, mas sim realizar o cruzamento deles, a fim de obter análises avançadas com agilidade, voltadas às reais perguntas de negócio, de maneira que permitam reconhecer oportunidades de melhoria, vantagens competitivas e um panorama geral do cenário observado. Contar com um Data Warehouse possibilita alcançar esses, entre outros benefícios. Veja quais são:

1) Consolidação de informações: operação a partir de dados centralizados e compilados em um único repositório.

2) Agilidade: o repositório Data Warehouse permite não apenas armazenar dados, mas também aplicar mais inteligência e enriquecer essas informações.

3) Alta capacidade de processamento de dados: com sua robustez e possibilidade de escalonamento, a capacidade de armazenamento deste tipo de sistema pode ser aumentada, de acordo com a necessidade.

4) Histórico de dados: armazenamento de informações históricas para consultas futuras, uma funcionalidade valiosa para as corporações.

Desenvolvimento com um Data Warehouse

É importante ressaltar que esse desenvolvimento é realizado por meio de tecnologias, como o Data Warehouse, neste caso, mas voltado para as necessidades de negócio. Por isso, uma análise preliminar de cenário é imprescindível para o sucesso da aplicação. 

1) Análise de cenário/assessment: antes do desenvolvimento da solução, inicia-se pelo processo de compreensão do cenário no qual a empresa está inserida e quais necessidades de negócio essa tecnologia precisará atender. Neste momento, são realizados o mapeamento das fontes de dados e o dimensionamento de volume por canal, compreendendo a real importância de cada um, assim como seus formatos, processamento, periodicidade, entre outros aspectos.

2) Desenho de projeto: esta etapa consiste na escolha da arquitetura ideal e demais tecnologias que irão compor a solução para atender as demandas de acordo com o mapeamento de necessidades, realizado anteriormente.

3) Execução: com o projeto mapeado e desenhado, é o momento de desenvolver a solução em questão. A Programmer’s utiliza uma metodologia própria e comprovadamente eficaz para o desenvolvimento ágil de aplicações: o Agile Experience. Capaz de gerar valor de forma rápida e com um escopo flexível, possibilita o alinhamento constante aos objetivos da empresa. Conheça mais sobre o Agile Experience.

É importante ressaltar que a etapa de desenvolvimento não pode comprometer o funcionamento das outras tecnologias da empresa. É preciso realizar as atividades sem sobrecarregar esses sistemas. 

Conheça o Data Integration e saiba como podemos te ajudar!

A sua empresa deseja alcançar o sucesso na integração de dados, eliminando os silos e obtendo informações muito mais estratégicas e confiáveis? E, além disso, contar com análise de dados mais inteligente e otimizada para o seu objetivo de negócio? Com o Data Integration é possível!

Essa solução, exclusiva da Programmer’s, utiliza recursos, ferramentas e técnicas avançadas em uma arquitetura de dados flexível e pronta para a potencialização em escala, o que projeta e implementa uma infraestrutura moderna, capaz de processar em tempo real, assim como armazenar e gerenciar, dados – estruturados, semi ou não estruturados – de diferentes fontes, volumes e níveis de complexidade.

Todo esse processo é realizado por meio de uma trilha ágil, com redução do seu time-to-value. Entregamos, de forma interativa e periódica, pacotes modernizados de aplicação, com rápido impacto sobre métricas e objetivos definidos para o negócio.

Saiba, com exclusividade, como o Data Integration pode impulsionar o sucesso da sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais!

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato