Não é novidade dizer que aplicações digitais precisam ser mutáveis para atender o dinamismo do mercado e que com os métodos ágeis isso se tornou possível uma vez que ao final de cada ciclo curto de desenvolvimento é feita uma entrega da aplicação para uso, agregando valor ao usuário final e trazendo para o software desenvolvido um feedback rápido.

É preciso garantir que a qualidade dessas entregas não se torne suscetível a erros humanos e que as funcionalidades centrais da operação e segurança não sejam afetadas. Por isso, as práticas de DevSecOps testam e verificam a vulnerabilidade do software, como partes integrantes do desenvolvimento e implementados com o intuito de inserir a máxima eficiência à aplicação.

Para assegurar a qualidade com agilidade, os testes e a segurança não devem ser realizados em uma única fase do desenvolvimento, mas sim durante todo o seu processo, adotando práticas e ferramentas.

Testes contínuos

Imagine que você tenha um e-commerce e seus usuários finais não consigam efetuar por completo uma compra, pois o boleto não está sendo gerado. Isso te causaria prejuízo, certo? Esse é um exemplo de alguns testes que deveriam ser executados em produção de forma automatizada, pois você não vai repetir todos os dias os mesmos testes de usuário, isso seria uma perda de tempo!

Com isso, o termo teste contínuo surgiu da necessidade de colocar o máximo de testes no ciclo da Integração Continua (CI) e monitorar o estado da produção garantindo suas funcionalidades conforme esperado.

Essa é uma forma de testar cada vez mais cedo no ciclo, para reduzir os custos, encurtar os ciclos de teste – é a tarefa de testar a aplicação em si – e dar um feedback contínuo com foco em segurança e qualidade. Mas, também podemos defini-los como sendo todas as atividades desde os testes e boas práticas aplicadas durante todo o ciclo de desenvolvimento.

Para entender quais tipos de testes e técnicas devem ser aplicados, existe o diagrama do Agile Testing (abaixo) que mostra os tipos de testes manuais e automatizados, que geralmente são executados e que cobrem o software, testando de ponta a ponta:

Segurança

Agora, imagine que sua aplicação está rodando uma rotina de pagamento e que alguém consiga de alguma forma ter acesso aos logs do seu produto. Sem dúvidas isso comprometeria a segurança e a confiabilidade do seu software.

Por isso, é necessário assegurar que seus logs não estão escrevendo informações pessoais ou protegidas pela LGPD. E como estamos falando de uma cultura em DevSecOps também é importante se atentar ao provisionamento de ambientes – geralmente na nuvem. Quais são as regras de acesso? Como estão sendo feitas a autenticações e autorizações do sistema? Quem tem esses acessos?

Tudo isso é possível através de testes, ferramentas e com uma boa política de code review.

Automatizando Processos

Mas, é possível viabilizar todos esses testes e ainda garantir a segurança? Sim, e a resposta está em eliminar as tarefas de rotina, automatizando processos, sabendo o que priorizar e por onde começar. Afinal em larga escala é humanamente impossível clicar em todos os botões e assegurar 100% de confiabilidade.

Resumidamente, aplicar DevSecOps é tentar tirar todas intervenções manuais para que realmente haja uma esteira ágil de desenvolvimento, na qual a partir do momento que o código é aprovado pelos testes e segurança, a aplicação vai direto para produção e passa a ser constantemente monitorada. Proporcionando entregas contínuas com qualidade e feedback rápidos para que os ajustes sejam feitos o mais cedo possível e da forma mais econômica.

Uma grande lição para começar, após voltar às suas atividades é buscar e garantir a qualidade do seu software desde as primeiras linhas de código e não ter o velho pensamento de que tudo bem passar erros e achar bugs e que segurança só se pensa quando a aplicação está prestes a ser lançada no mercado.

Quer tirar sua ideia de aplicação digital do papel? Ou lançar novas funcionalidades para seu produto digital? Conheça a nossa solução Agile Experience que acelera a comercialização de aplicações agregando valor ao seu negócio.

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato