Em empresas de todos os tamanhos, é comum que setores individuais tomem decisões com base em dados acessíveis apenas a eles. Chamamos isso de silos de dados, coleções separadas de informações disponíveis para um determinado grupo de claboradores que são difíceis de acessar por outros na organização. Embora essas divisões sejam comuns, elas não são vantajosas para as operações. 54% das empresas identificaram os silos de dados como o principal motivo pelo qual não conseguiram tornar os dados acionáveis, de acordo com uma pesquisa recente.

Esses silos causam confusão e decisões inconsistentes em todas as empresas. Pode ser difícil saber por que outros departamentos fazem certas escolhas sem examinar as mesmas informações. Além disso, um time pode estar mantendo dados vitais longe de outro departamento, mesmo sem perceber.

Como líder de negócio, você pode estar vendo esses silos de dados surgindo em sua organização. Em alguns casos, esses conjuntos de dados isolados podem até estar lá antes de você ingressar na empresa. Neste artigo, responderemos a algumas perguntas frequentes sobre silos de dados. No final, você saberá como esses silos surgem, suas desvantagens e como você pode incentivar um fluxo de informações mais aberto e consistente em toda a sua empresa.

Por que os silos de dados ocorrem?

Os silos de dados geralmente surgem quando times individuais descobrem que precisam de informações específicas relacionadas às suas iniciativas. Por si só, isso não é um problema. No entanto, eles não conseguem coordenar esse esforço com outros departamentos. Além disso, muitas vezes não há uma plataforma de dados única na empresa onde eles possam inserir as informações coletadas. É nessas circunstâncias, em um ambiente de trabalho pouco colaborativo, com a falta de uma plataforma de dados única, que surgem os silos de dados.

Isso geralmente leva a um dos dois caminhos:

Primeiro, o time pode criar um conjunto de dados que é em grande parte uma duplicata de um outro departamento já existente. Este é um grande golpe para a eficiência, desperdiçando horas ou mesmo dias em tarefas redundantes. Além disso, pode haver problemas de consistência entre os pontos de dados coletados por cada equipe, prejudicando futuros esforços de integração. No ano passado, mais de 60% dos cientistas de dados, executivos níveis C (CEO, CTO, CIO…) e outros disseram a O’Reilly que suas organizações sofrem com dados inconsistentes.

Em outros casos, o time pode coletar principalmente informações originais. Embora isso pareça um cenário melhor, significa que esse departamento agora tem acesso exclusivo a dados que outros grupos internos também gostariam de aproveitar. Ao compartimentar o acesso a insights, sua empresa limita os benefícios potenciais dos dados.

Por que os silos de dados são ruins?

Como você provavelmente já sabe, os silos de dados são um grande revés para a inovação em muitas empresas. Com cada departamento operando com suas próprias informações, é difícil se reunir para tomar decisões em nível macro que diferenciam sua empresa. “Como líder de negócio, você tem capacidade muito limitada para tomar boas decisões e gerar resultados”, disse o CIO da Vyaire Medical, Ed Rybicki, à Forbes.

Se cada time está embarcando em esforços duplicados para coletar e inserir dados, isso também custa muito tempo à sua organização. Um esforço mais colaborativo em toda a empresa para coletar e classificar os dados ajudaria na eficiência.

Esses silos também levam a decisões fragmentadas. Com poucos dados universalmente aceitos dentro de uma empresa, é difícil formar um consenso entre os departamentos. Uma equipe pode não entender por que outra opera da maneira que faz ou por que está defendendo determinados processos em toda a empresa.

Como você combate os silos de dados?

Há duas etapas importantes para desmantelar os silos de dados. A primeira é criar um ambiente de trabalho mais colaborativo e a segunda é consolidar os dados em uma plataforma única.

Vamos começar com o primeiro. Sua organização pode gastar tempo e recursos criando um banco de dados onde todos podem inserir e acessar as informações de que precisam. No entanto, se sua empresa não tiver uma cultura de comunicação aberta e frequente, as equipes ainda deixarão insights escondidos em planilhas.

Garanta que os departamentos tenham muitas oportunidades para se reunir e compartilhar seus projetos mais recentes. E, quando essas reuniões acontecerem, capacite cada time a se comunicar de forma completa e honesta. Aqui está um ótimo TEDx Talk sobre fomentar a colaboração, mesmo quando não é fácil.

À medida que sua organização começa a lidar com silos culturais, você também pode responder aos silos de dados físicos. A melhor opção é criar uma plataforma centralizada onde todos os colaboradores possam acessar, inserir e editar os dados pertinentes a eles. Dessa forma, todos os departamentos tomam decisões e resolvem divergências usando as mesmas fontse de dados.

A Programmers tem o conhecimento necessário para construir essas plataformas de dados integradas para sua organização. Estruturamos seus sistemas da forma que melhor se adapta às necessidades da sua empresa, seja um Data Lakehouse, Data Lake, Data Warehouse, ou mesmo ambos.

Entre em contato conosco hoje para começar a aproveitar efetivamente os insights em toda a sua organização.

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato