Praticamente todas as atividades dentro de uma empresa geram dados. E utilizar tais informações para pautar as tomadas de decisões se tornou algo muito valioso. Hoje, mais do que um diferencial ao negócio, trata-se de uma necessidade. Um termo muito conhecido, e que descreve esse cenário, é “data driven”, que se refere à cultura de basear as escolhas e o planejamento estratégico na análise de informações reais e não apenas na simples experiência. 

No entanto, somente coletar não é mais o suficiente: é preciso tratar, organizar e armazenar esses dados para que diferentes setores e colaboradores da organização possam fazer uso delas com agilidade. Afinal, esta é uma tarefa impossível de ser realizada manualmente. 

Contar com uma solução como uma plataforma analítica, que pode unificar adequadamente essas informações, inclusive com robustez, é essencial para garantir a confiabilidade dos dados, pois permite a fácil criação de dashboards, relatórios completos e principais indicadores de desempenho do negócio. Além disso, é capaz de integrar diferentes softwares, para que você tenha uma visão completa da empresa e possa monitorá-la de ponta a ponta. 

Plataforma Analítica é mais que um simples BI

Apesar de semelhantes em diversos aspectos, uma plataforma analítica é uma solução muito mais robusta e completa, que, inclusive, utiliza BI (Business Inteligence) em seu desenvolvimento.

Enquanto o BI se trata do processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento dos dados, uma plataforma analítica vai além da leitura e do armazenamento de informações do negócio: desempenha um papel estratégico no apoio da transformação da empresa para uma cultural data driven e com governança.

Com isso, os usuários podem ter acesso a diferentes informações, obter insights e tomar decisões estratégicas pertinentes ao negócio. Em situações em que o volume e a complexidade de dados exijam uma solução mais robusta, é possível utilizar a ciência de dados como uma opção para atender a essa necessidade.

banner com a oferta para ler e-book gratuito sobre "Plataforma Analítica: Como auxiliam empresas do setor de bens de consumo a tomarem decisões mais assertivas". Tem também o desenho de um e-book que dentro tem a foto de uma mulher no mercado.

Transforme os dados em insights

O avanço da adoção de novas tecnologias e digitalização por parte das empresas tem ocasionado um efeito colateral, que é a geração de dados. Conforme esse processo ocorre, as empresas passam a coletar/disponibilizar diariamente uma avalanche de informações, e o papel de uma plataforma analítica é transformá-las em algo realmente útil ao negócio.

Ao utilizar uma plataforma analítica, torna-se possível extrair e transformar os dados da empresa, para que eles fiquem consolidados em uma única solução, mesmo que eles tenham diferentes origens ou formatos. Significa eliminar, completamente, os processos manuais.

As empresas passam a contar com mais segurança na manipulação e no armazenamento dessas informações. Além disso, têm auxílio para as tomadas de decisões rápidas e baseadas em dados confiáveis e verídicos.

Opte por uma solução personalizada

Um ponto importante a ser destacado é: para que uma plataforma analítica seja capaz de atender todos os itens que ressaltamos neste artigo, é necessário personalizar, desde a etapa de mapeamento da necessidade até o desenvolvimento final, direcionando tudo às reais prioridades da empresa.

Por isso, o mais indicado é que a solução seja customizada conforme as dores de cada negócio, as variáveis do setor de atuação e suas prioridades, resultando em uma plataforma com capacidade para atender a esses requisitos com eficiência e otimização de recursos. Em outras palavras, esse desenvolvimento personalizado permite a construção da aplicação com a robustez necessária e, ainda, com a melhor relação entre custo-benefício para o negócio.

Evite erros no desenvolvimento de uma Plataforma Analítica

É indiscutível que, ao aderir a uma solução, seja ela qual for, a empresa em questão deseja obter o máximo sucesso em todo o processo. Mas, para que isso se torne realidade, é fundamental contar com o apoio de uma equipe experiente, para evitar erros e fazer com que a expertise de desenvolver uma aplicação seja voltada às reais necessidades do negócio, agregando valor àquele cenário.

O papel desses profissionais está em analisar e propor a melhor solução para aquele determinado negócio ou problema em si, respeitando o panorama geral da empresa, suas particularidades e objetivos, a fim de desenvolver essa plataforma utilizando as tecnologias e funcionalidades mais indicadas.

Saiba como a Programmer’s pode te ajudar!

Leve a cultura data driven para a sua empresa, por meio de uma solução robusta, moderna e escalável, com a ajuda da Programmer’s.

Contamos com um time multidisciplinar, com expertise no desenvolvimento ágil, por meio de tecnologias avançadas e metodologias comprovadas para apoiar a sua jornada na criação de uma plataforma analítica de sucesso e ideal à sua realidade.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato