Spotify | GoogleApple | Deezer

No começo de 2021, o manifesto ágil completou 20 anos, o documento que impactou e transformou a gestão e o desenvolvimento de software para sempre, foi assinado por 17 homens, dentre eles os criadores do Scrum, oficializando as práticas que já vinham sendo executadas há alguns anos. Apesar de a primeira versão do Scrum Guide, documento que auxilia pessoas em todo o mundo a entender e rodar esse framework, ter sido publicada em 2010, o Scrum já existia, antes mesmo do Manifesto Ágil, criado no início dos anos 90 por Ken Schwaber e Jeff Sutherland.

Mesmo sofrendo adaptações durante os anos, o Scrum Guide ganhou uma atualização concreta no final de 2020, trazendo mudanças significativas reforçando sua essência: ajudar as pessoas e as organizações à entregar valor, através de soluções adaptativas para resolução de problemas complexos.

Neste episódio nossos agilistas, Rodolpho Loreto, Carolina Lucena e Silas Serpa, conversaram sobre o que aprendemos e se depois de duas décadas, o manifesto ainda continua atual, por que utilizamos o scrum nos nossos projetos, o que mudou no Scrum Guide e como isso irá contribuir para a entrega de valor aos nossos clientes.

Dúvidas, comentários e sugestões, fale com a gente: gobeyondit@programmers.com.br

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato