Garantir que exista um fluxo de dados seguro, organizado e que permita a comunicação entre diferentes áreas departamentais passou a ser uma necessidade nas empresas, independentemente do setor de atuação. Para suprir falhas processuais, é bem comum vermos as companhias adquirindo novos softwares e ferramentas, a fim de modernizar e automatizar seus processos. Mas o que muitos desconhecem é a possibilidade de utilizar soluções já contratadas para atender esses pontos.

A Power Platform, que é muito utilizada nas corporações, é um exemplo disso. Essa solução da Microsoft possui várias ferramentas e permite a criação de aplicativos e automações, de maneira simples e ágil.

Há diversos cenários possíveis para a implementação de automação de processos, mas para que seja desenvolvida da melhor maneira é necessário começar pela compreensão do tipo de atividade que será executada, de quais são os objetivos e também dos pontos de melhoria.

Automatização de processos com a Power Platform: por onde começar?

Por onde iniciar a automatização com a Power Platform?

Para compreender quais são os passos que antecedem a criação de uma solução com o uso da Power Platform e o que ela pode oferecer, listamos os três principais pilares, que podem ser utilizados em conjunto ou separadamente, dependendo da necessidade do projeto. Entenda quais são eles e como funcionam:

Análise de Dados

Praticamente todas as atividades desempenhadas em um negócio geram dados. Sendo assim, o desafio está em coletar essas informações e organizá-las de maneira estruturada, permitindo uma análise clara e o total controle delas, garantindo o armazenamento seguro e possibilitando consultas futuras.

Dentro da Power Platform, a ferramenta que permite personalização e estruturação de dados é a Power BI. Trata-se de uma aplicação indicada para processos em que um grande volume de dados é gerado, quase que diariamente, cujas informações eram armazenadas e acompanhadas, até então, de forma manual, por meio de planilhas, documentos em papéis ou outros tipos de registros pouco práticos.

O Power BI organiza e apresenta as informações em um dashboard amigável, garantindo que seus usuários as compreendam facilmente.

E mais: a implementação desta solução digital na gestão de dados oferece uma grande vantagem estratégica para a empresa que a utiliza, pois permite que as tomadas de decisões sejam pautadas por números reais, o que garante muito mais assertividade.

Automação de processos

A importância de ter processos automatizados em uma companhia vai além da praticidade. Esta decisão está relacionada à Transformação Digital nos negócios e também à maneira como são tratados fatores como a produtividade, a otimização do tempo, a agilidade nas tarefas diárias e a redução de custos operacionais dentro da empresa.

Com Power Automate e Virtual Agents, ambas ferramentas da Power Platform, é possível realizar, de maneira automatizada e digital, atividades que até então eram massivamente operacionais, com inúmeras etapas manuais, repetitivas e que exigiam muito tempo dos profissionais envolvidos.

Como resultado, conseguimos reduzir o período de execução das atividades: de horas, senão dias, para minutos, de forma que o tempo da equipe seja poupado e redirecionado a outras ocupações mais estratégicas. Além disso, as ferramentas ajudam a eliminar possíveis falhas humanas e retrabalhos nos processos.

Outro benefício está no fato de que um processo bem definido e automatizado garante que as comunicações sejam disparadas corretamente e com a entrada de dados padronizados Desta maneira, os problemas de comunicação são reduzidos e diferentes áreas podem executar atividades em comum.

Criação de Aplicações

Assim como a Automação de Processos, a Criação de Aplicações Digitais também está relacionada à Transformação Digital dentro das empresas.

Independentemente do setor de atuação, todo negócio ou departamento possui atividades operacionais que podem ser supridas com o desenvolvimento de aplicativos personalizados. Desde tarefas cotidianas simples, até as mais complexas.

O Power Apps, também da Power Platform, permite a criação de uma solução que reúne e organiza as informações de um determinado processo da companhia, para que diferentes usuários façam uso, estando conectados à internet ou não. Pode atender uma ou mais necessidades específicas da empresa, por meio de uma aplicação interativa e amigável.

O investimento que esse tipo de desenvolvimento customizável exige, em qualquer outra linguagem de programação, pode transformar a sua aquisição em algo incompatível com a realidade do negócio. No entanto, o Power Apps, por se tratar de uma solução low-code, permite que a criação dessas mesmas aplicações suceda de maneira muito mais rápida e, consequentemente, com um custo menor.

Solução aplicada na prática

Agora que você já compreende as possibilidades que a Power Platform oferece dentro de um projeto, que tal analisar e compreender quais soluções podem ser utilizadas em seu negócio, de acordo com os objetivos específicos que deseja atingir?

Comece compreendendo a necessidade específica, de preferência em detalhes, que precisa ser atendida com a solução digital. Neste momento é importante considerar quem serão os envolvidos e qual é o grau de contribuição que cada um terá na atividade a ser digitalizada, além de verificar se existem outros sistemas ou fontes de dados ao qual o desenvolvimento precisará ser integrado. Analise, também, quais formatos são desejados, ou seja, se a utilização será via mobile, desktop, ou ambos. Lembre-se: essa etapa de diagnóstico é crucial para o sucesso do seu projeto, pois servirá como base na criação e na validação da solução.

Depois que as metas foram estabelecidas, é o momento de iniciar a etapa de desenho da solução, contemplando todas as funcionalidades que serão fundamentais para atender às necessidades mapeadas e, também, quais pilares serão empregados no desenvolvimento. É importante ressaltar que os pilares citados acima podem ser utilizados em conjunto ou separadamente, a depender do objetivo central do projeto.

Depois que o fluxo é entendido e esboçado, é a vez da fase de desenvolvimento em si, na qual serão implementados, testados e analisados todos os seus recursos para atender à demanda, para que possíveis gaps processuais sejam eliminados e a solução passe a ser utilizada.

Escolha um parceiro para te ajudar na automatização com a Power Platform

Apesar de se tratar de uma plataforma low-code, que permite a criação de aplicações de maneira simples, a compreensão da necessidade, assim como o desenho de um fluxo preciso e o desenvolvimento de soluções para todas as etapas, não é uma tarefa tão fácil.

Por isso, indicamos que você conte com a ajuda de especialistas no assunto, para o melhor aproveitamento das soluções e integrações, a fim de otimizar o seu investimento e garantir o foco no que é essencial ao negócio.

A Programmer’s possui uma equipe altamente qualificada, com especialistas em consultoria e desenvolvimento de aplicações, para implementar a automatização de processos com todos os recursos que a plataforma pode oferecer para a sua organização.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de aplicar essa solução na sua empresa? Entre em contato conosco!

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato