Nos dias atuais, modernizar uma empresa digitalmente é sinônimo de mantê-la competitiva no mercado, tanto quanto atualizar suas aplicações. Porém, 74% das organizações que iniciaram esse processo infelizmente não conseguiram concluí-lo. Isso porque faltam experiência e entendimento aprofundados tanto das novas tecnologias como das próprias carências da companhia e de onde ela quer chegar.

Vale destacar que essa busca, que já estava em ritmo acelerado, ganhou ainda mais velocidade e visibilidade com a pandemia da covid-19, uma vez que muitas pessoas passaram a trabalhar em home office e as compras on-line aumentaram consideravelmente: 75%, segundo o portal Consumidor Moderno.

Essa corrida rumo à atualização não pode mais ser adiada, visto que o mundo mudou demais do último ano para cá e o controle da pandemia está próximo.

Lembre-se: as necessidades corporativas mudam, os softwares envelhecem, novos concorrentes e soluções aparecem. Por isso é tão importante atualizar as suas aplicações. Neste momento pelo qual estamos passando, ainda mais!

E ainda, frente a esse cenário, 92% dos gestores de TI reforçam tal urgência, inclusive citando algumas razões e alguns benefícios.

6 razões de negócio para modernizar suas aplicações

1) Riscos de segurança e compliance: 42% dos gestores apontam tais problemas relacionados à LGPD e aos cerca de 3,2 bilhões ataques de hackers. A digitalização acelerada pela qual as empresas estão passando, ao mesmo tempo em busca de flexibilizar os negócios, agilizar a criação de novos serviços e produtos, e se conectar de forma mais simples aos seus clientes e parceiros de negócio, acaba expondo a organização a riscos de segurança e compliance devido às aplicações legadas, que não estão necessariamente preparadas para isso.

2) Tempo e custo com manutenção: 36% dos gestores abordam essa questão, por conta da entropia de software e dos débitos técnicos. Quando há a modernização tecnológica, mais profissionais entendem as ferramentas para poder ajustá-las quando preciso, de forma rápida e prática.

3) Inflexibilidade: 31%, devido ao fato de que as empresas encontram muitas dificuldades para fazerem com que suas aplicações legadas atendam às atuais demandas de negócio, engessando, por exemplo, o uso dos dados geridos pela aplicação em cenários de análises avançadas ou, ainda, no caso de reutilização ou exposição de determinadas funcionalidades para integrá-las a outras aplicações ou parceiros.

4) Integração: 31%, graças a questões de integração com plataforma e omnichannel. Afinal, centralizar todos os dados com os quais a empresa trabalha em um único canal facilita o dia a dia de todos os integrantes da equipe, inclusive fazendo-os entender a empresa como um todo, seus concorrentes e suas necessidades.

5) Incapacidade para inovação: 30%, uma vez que nem todos sabem, exatamente, como aplicar de fato a Inteligência Artificial (IA) e a Indústria 4.0. Sim, muitas empresas dizem saber utilizar a IA, enquanto, na verdade, aplicam uma porcentagem mínima do que ela pode entregar de benefícios, em termos de oferecer retorno rápido e personalizado aos clientes, por exemplo.

6) Carência de profissionais com expertise: 29%, até mesmo porque esse déficit já foi constatado no Brasil, por meio de análises e pesquisas. Esse é um dos grandes problemas que temos no mercado de TI atualmente. E, como são poucos os profissionais com conhecimento, experiência e, o mais importante, interesse em atuar com tecnologias antigas, se a sua empresa não apostar na atualização digital, a mão de obra se tornará ainda mais escassa e, por isso, muito mais cara também.

Faça a trilha de modernização de aplicações da Programmer’s

Que a importância da modernização do sistema legado é extremamente importante, todo mundo sabe. Mas por que, então, mais de 74% das organizações que iniciaram tal ação não conseguiram conclui-la?

Porque existem alguns detalhes que dificultam esse caminho rumo à atualização. São eles:

– Entendimento e clareza do propósito da modernização;

– Dificuldade de manter o que está funcionando;

– Impasse para gerir a complexidade, o tempo e o esforço, tudo ao mesmo tempo;

– Esforço para assegurar o valor da atualização para o negócio.

Pensando em facilitar esse caminho, compilamos toda a nossa expertise adquirida com modernização digital e criamos uma trilha para modernizar as aplicações e direcionar as empresas nesta missão, mitigando os tópicos listados acima.

Em breve abordaremos essa questão, mais detalhadamente em um outro conteúdo. Mas já podemos adiantar que como benefícios, conseguimos reduzir o time-to-value, aumentar a visibilidade, ter objetivos melhor definidos, enriquecer a expertise da equipe, identificar novas oportunidades mais facilmente, manter a melhoria contínua e fortalecer a excelência na experiência do serviço.

Quer saber mais sobre esse assunto? Precisa atualizar a sua empresa tecnologicamente? Fale com a Programmer’s!

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato