A habilidade de produzir e entregar uma solução digital, de maneira rápida, confiável e segura, é uma das mais valorizadas pelo mercado – seja ele consumidor, investidor, fornecedor ou organizacional –, nos dias atuais. E esse é exatamente o sentido de DevOps, é uma cultura muito utilizada por empresas das áreas de Tecnologia e Inovação, mas que, por conta dos bons resultados gerados, se expandiu para outros segmentos também.

Afinal, seus objetivos, ao integrar áreas e tecnologias, são: melhorar os processos, aumentar a produtividade, alcançar maior agilidade e qualidade, e reduzir o tempo de resposta aos consumidores. Ou seja, engloba a maior parte das necessidades e expectativas de qualquer organização.

Mas você sabe o que é DevOps?

Combinação dos termos “desenvolvimento” e “operações”, DevOps é um conjunto de práticas voltadas à integração de algumas áreas – Desenvolvimento, Operações e Segurança –, com o auxílio de processos automatizados. Ou seja, engloba pessoas, processos e tecnologia.

Trata-se mais de uma mudança de estrutura e cultura organizacional do que qualquer outra coisa. Com DevOps, a principal diferença, em relação às empresas tradicionais, é que as diferentes fases de uma sprint não são executadas por equipes separadas, e sim por um único time.

DevOps e seus pilares

São três as bases de apoio a essa cultura:

  • Integração contínua: que proporciona a troca de conhecimentos e experiências entre as áreas de Desenvolvimento, Operações e Segurança;
  • Implantação contínua: que libera, de formas rápida e ininterrupta, novas versões de softwares, produtos e serviços digitais;
  • Feedback contínuo: que oferece retorno às equipes envolvidas em todas as fases do ciclo de vida de soluções digitais.

DevOps: técnicas e ferramentas

Podemos dizer que os times que utilizam DevOps aplicam várias técnicas e ferramentas no dia a dia. Entre elas, destacam-se:

  • Infraestrutura como código;
  • Serviços em nuvem;
  • Telemetria;
  • Entre outras.

Melhore a capacidade de entrega do seu desenvolvimento digital

Implementar melhores práticas e fluxos de trabalho com DevOps gera economia de tempo e dinheiro, aumenta a previsibilidade do ciclo de vida do software, ajuda na construção de uma cultura corporativa de inovação e também a manter altos níveis de motivação.

Existem inúmeras plataformas e ferramentas que possibilitam a implementação de DevOps, porém é preciso haver uma abordagem clara, para que a empresa alcance o retorno dos investimentos, inclusive com a eficiência necessária.

Resultados positivos para Tecnologia e Inovação

  • Ao ajustar os processos de deploy para, por exemplo, reduzir o downtime, os times podem entregar os produtos ou serviços com grande frequência. Inclusive, as equipes mais experientes são capazes de realizar várias entregas por dia. Com deploys seguidos, o feedback também se torna mais constante, favorecendo a adaptação das estratégias;
  • Com a automação de processos, desde a criação do hardware até a configuração das aplicações, todos os aspectos do ambiente se tornam reproduzíveis, aumentando a previsibilidade e a confiança no produto;
  • Em uma indústria com regulamentações – das áreas da saúde e finanças, por exemplo –, as práticas de DevOps ajudam a automatizar processos de validação e certificação.

Eficácia de DevOps em pauta

Um estudo de 2017 mostrou que os times que adotam metodologias ágeis e DevOps são 45% mais produtivos e, por isso, conseguem equilibrar melhor as vidas pessoal e profissional.

E o relatório “State of DevOps – 2019” relatou que, entre os participantes, houve um crescimento – de 16%, em 2014, para 27%, em 2019 – de pessoas atuando em áreas relacionadas.

Entre para o mundo de DevOps!

A trilha de DevOps da Programmer’s é parte de uma jornada completa, que guiará a sua empresa durante todo o processo de transformação digital. Atuamos com um framework com abordagem customizada, a fim de endereçar os principais desafios que a sua organização enfrenta, entregando resultados efetivos de curto, médio e longo prazos.

Uma boa estratégia baseada em DevOps pode ajudar a sua empresa a crescer e se destacar no mercado. Uma coisa é certa: companhias que adotam DevOps otimizam tempo e recursos, e reduzem erros. Já considerou utilizar DevOps no desenvolvimento das soluções digitais da sua empresa? Fale com um de nossos consultores e saiba mais a respeito!

E não deixe de fazer o nosso Assessment de Eficiência Operacional, pois ele fornecerá as primeiras respostas sobre DevOps pelas quais procura. Vamos juntos!

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato