Por Lázaro Menezes

A adoção de DevOps aumentou consideravelmente nos últimos anos. O relatório “State of DevOps – 2019” mostra que, dentre os participantes, houve um salto 16% em 2014 para 27% em 2019 de pessoas atuando em áreas relacionadas. Em uma pesquisa mundial conduzida pelo Stack Overflow, quase 80% dos pesquisados acreditam que DevOps é importante de alguma forma.

O que nos leva a uma análise chave do relatório “State of DevOps” que aponta que a habilidade de entregar software de maneira rápida, confiável e segura contribui para a performance de uma organização como um todo, incluindo lucros e a satisfação dos clientes. E é nesse ponto que DevOps entra como um fator essencial.

O que é DevOps?

Antes de discutir como sua empresa pode melhorar sua confiança e resultados com a ajuda da adoção de DevOps, precisamos entender o que é.

DevOps é mais uma mudança de estrutura e cultura organizacional do que qualquer outra coisa. A principal diferença em relação às organizações tradicionais é que com o DevOps as diferentes fases como desenvolvimento, operação, sustentação, segurança, etc, não são executadas por equipes separadas, mas sim por um único time que executa todo este ciclo e responsabilidades. É uma combinação de pessoas, técnicas e tecnologia para a entrega de um produto de real valor.

Também vale destacar o que não é DevOps. DevOps não é uma ferramenta de software que simplesmente se implanta, da mesma forma que não é um papel ou uma equipe que trabalha somente para automatizar processos.

Com estas definições em mente, podemos dizer que os times que praticam DevOps fazem uso de várias técnicas e ferramentas no seu dia a dia, entre elas:

  • Integração Contínua e Entrega Contínua;
  • Infraestrutura como Código;
  • Serviços em Nuvem;
  • Telemetria;
  • Entre outras.
Como funciona todo ciclos do DevOps

Melhorando seus resultados com adoção de DevOps

No entanto, como essa visão pode melhorar os resultados de seu negócio? Vamos explorar algumas opções.

Melhorando processos de deploy para, por exemplo, reduzir o downtime de seus serviços, os times podem entregar com mais frequência. Atualmente as equipes que já estão maduras o suficiente são capazes de realizar várias entregas por dia! Com deploys mais frequentes o feedback também se torna mais constante, favorecendo a adaptação das suas estratégias.

Com a automação de processos, desde a criação do hardware até a configuração das aplicações, todos os aspectos do seu ambiente se tornam reproduzíveis, aumentando a previsibilidade e confiança no produto.

imagem meramente ilustrativa

Em uma indústria com regulamentações, como saúde ou finanças, as práticas de DevOps ajudam a, por exemplo, automatizar processos de validação e certificação desses aspectos. Rastrear e auditar alterações, por exemplo, se torna uma tarefa simples. Testes de performance e vulnerabilidade podem ser parte de toda sua cadeia e seus resultados visíveis para toda a equipe, para que ações sejam planejadas e executadas.

Por fim, a adoção de DevOps também pode melhorar a produtividade das equipes. Um estudo de 2017 mostrou que quando comparamos times que adotam DevOps e Metodologias Ágeis com aqueles que só adotam Métodos Ágeis, os primeiros são 45% mais produtivos. E essa melhoria pode levar a um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como mostra o estudo “State of DevOps”.

Como vimos, uma boa estratégia de DevOps, pode ajudar sua empresa em vários pontos, desde entregas mais frequentes até melhorar o bem-estar e produtividade de seus colaboradores. Uma coisa é certa, companhias que adotam DevOps, possuem soluções mais robustas e confiáveis, otimizando tempo, recursos e redução de erros.

Já considerou começar a adoção de DevOps hoje?

Lázaro Menezes é Software Developer e especialista em DevOps. Com mais de 15 anos de experiência, trabalhou ao longo do tempo com diversas tecnologias e diariamente busca se aperfeiçoar e aprender ainda mais.

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato