Atuando desde março de 2021 como BR Operations Manager da Programmers, Rafael tem um currículo extenso e repleto de muito conhecimento e experiência.

Formado em Ciência da Computação, com MBA em Gestão estratégica de negócios, e treinamentos voltados a soft skills focados em liderança e comunicação assertiva, Rafael construiu toda uma carreira técnica, atuando a princípio como dev em PHP e C#, trilhando por todos os níveis – júnior, pleno, sênior – até ser tech lead. Entre as tecnologias e áreas com que já atuou estão: HTML, Javascript, CSS, MySQL, Visual Basic 6, ActionScript, Java, SQL Server, DB2, Oracle e Python.

Mas para chegar em um cargo de gestão tech, Rafael passou por uma série de desafios e oportunidades que agarrou com afinco.

A trilha até a Gestão Tech

Aos 14 anos, Rafael participava de uma comunidade de jogos online e ali aprendeu a criar sites em HTML e Javascript. Ainda no colégio, quis fazer um curso de extensão em uma faculdade da sua cidade, para aprender mais. Dessa oportunidade conseguiu seu primeiro estágio na área e acabou se tornando dev em PHP.

Um tempo depois entrou na faculdade e em 2014 ingressou na Programmers atuando como Software Engineer, programando em C#. Por aqui, ele trabalhou em vários times e em um deles acabou entrando no universo dos dados, atuando em um banco de dados com C++.

“Minha virada de dev para analytics começou nesse projeto. Desde a faculdade eu me interessava por ciência de dados, e acabei demonstrando isso para o meu gestor da época.

A Programmers já atuava com dados há um bom tempo, mas era um time que só trabalhava com BI fazendo relatórios em ETL. Vi ali a oportunidade de começar um time voltado para ciência de dados, vinha estudando muito sobre o assunto e acreditava que poderia dar certo”, conta.

E deu! Um tempo depois, a empresa decidiu investir na ideia através de uma parceria, e colocou Rafael para desenvolver algumas POCs em ciência de dados. Em 2017, ele se tornou o tech lead do primeiro time nessa frente.

Conforme os times cresciam, a empresa precisava investir na área de Analytics para atender os clientes de ponta a ponta. E para isso, em 2019 eles designaram Rafael para gerenciar esse setor que se tornava a cada dia mais promissor. “Foi uma mudança gradativa, apesar de ter sido rápido, foi mesmo uma subida de degraus, o time foi crescendo e eu fui ganhando mais responsabilidade, até chegar aonde estou hoje”.

Atuação na Gestão Tech

Rafael já teve cargos de liderança técnica em outras empresas, mas foi na Programmers que encontrou apoio desde o começo para evoluir como líder e ter as ferramentas certas para impulsionar o time a crescer.

“Quando virei gerente do time de dados, tínhamos por volta de 10 profissionais e hoje temos mais que o triplo disso. Eu sempre fui muito técnico, vim desse universo de programação, mas mesmos assim acreditaram em mim. Tive o apoio de todos os lados, desde meu gestor, RH até a diretoria, e eles me incentivaram para me desenvolver em liderança, comunicação e gestão”.

No começo de 2021, Rafael já atuava como gerente de dados há um pouco mais de um ano, e quando surgiu a oportunidade de assumir também a gestão do time de digital apps ele se sentiu realizado em poder trabalhar com as duas frentes que sempre foi apaixonado. “São mundos que se complementam e andam lado a lado, foi uma oportunidade muito legal”.

Na Programmers, essa função opera na liderança de desenvolvimento, construindo e executando estratégias que visem o sucesso do cliente e a escala do time. Para Rafael, a gestão ampliou seu campo de atuação:

“Antes quando exercia uma função dentro de um time tech, eu ficava focado em entregar resultados daquele projeto, por mais que tivessem muitos desafios, era restrito a apenas um contexto.
Conforme fui avançando na carreira, ganhei novos contextos, tendo que lidar com vários clientes, em projetos diferentes com tecnologias distintas, ao mesmo tempo que precisava cuidar da gestão dos colaboradores apoiando no desenvolvimento de suas carreiras e garantindo o melhor atendimento e resultados aos clientes.

O segredo para chegar na Gestão Tech

Br Operations Manager, acredita que cada um é responsável por sua própria carreira, e como ele sempre almejou um cargo de gestão, não apenas agarrou uma oportunidade, mas se projetou para ela.

“Consegui enxergar uma oportunidade, me preparei para ela, porque eu acreditava que a área de dados tinha tudo para crescer e a empresa precisaria de alguém para cuidar e olhar de perto, então eu fui atrás de me especializar tecnicamente.

Se eu não tivesse me preparado buscando evoluir em soft e hard skills, provavelmente eu não teria conquistado esse papel, portanto isso só aconteceu, porque eu investi na minha carreira. Existe muitas oportunidades, mas é preciso saber aproveitar o momento e se preparar para ele”.

Outro ponto significativo para Rafael é saber expor sua opinião, ideias e demonstrar os seus planos e motivações. “Vejo muitos profissionais de TI escondidos dentro dos times. É importante demonstrar seu ponto de vista, mostrar como você resolveria tal problema pode fazer toda diferença.

Aqui na Programmers, um dos pontos positivos é exatamente esse, além de existir espaço para todos compartilharem ideias, os líderes e diretores te ouvem de verdade, pelo menos eu sempre senti que alguém estava me escutando e tentando me entender”, afirma.

Do seu ponto de vista, opinar, demonstrar interesse, tudo isso executando um trabalho bem-feito dentro do que você faz, é a chave para ter muitas oportunidades no futuro. Rafael ainda reforça para os técnicos que desejam chegar a gestão, “não demorem para começarem a avançar na parte de soft skills, ter toda uma bagagem técnica é importante, mas para liderança, soft skills é um diferencial necessário”.

Futuro na Programmers

Não podíamos deixar de perguntar para Rafael como ele visualiza a sua atuação na Programmers no futuro:

“Estou focado em transformar meu aprendizado de 8 anos de Programmers em melhorar o processo da operação de ponta a ponta, porque desejo aparar nosso time e trazer mais qualidade para o que fazemos para nossos clientes.

Sempre imagino a empresa daqui 5, 10 anos e vejo que meu papel é dar escala para o time que espero que seja cada vez maior no futuro. Quero poder garantir que as pessoas aqui dentro também possam ir longe, pois aqui na Programmers existem muitos caminhos para evoluir”.

Gostou? Confira também a história do nosso colaborador Henrique que passou por uma transição de carreira conosco, de Dev para Scrum Master em apenas 6 meses.

#VemSerProgrammers: Confira nossa vagas aberta!

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato