As soluções de BI são excelentes impulsionadoras da inovação e da disrupção nas empresas, pois permitem que os dados – fundamentais para guiar os negócios – estejam disponíveis para as equipes pautarem suas decisões.

No entanto, ao optarem pelo desenvolvimento deste tipo de solução, muitas organizações podem encontrar um cenário totalmente inverso às suas necessidades e, até mesmo, do ponto de vista de competitividade estratégica no mercado: projetos complexos, demorados, caros e pouco flexíveis. Um estudo divulgado pela Gartner reforça, em números, essa realidade: de 70% a 80% dos projetos de Business Intelligence (BI) falham.

Por que os projetos de BI falham?

Primeiramente, é importante ressaltar que ter a informação em mãos é importante, mas não o bastante para ser uma vantagem competitiva.

Para alcançar a inteligência de negócio, é preciso ter os dados trabalhando para você, em um BI muito bem estruturado, que permita: coleta, organização, armazenamento, análise e geração de insights, entre outros itens que vão fazer toda a diferença para os seus resultados.

Existem diversos motivos que podem comprometer a entrega de soluções de BI. Compreender quais são eles é importante para assegurar que problemas não ocorram durante o seu processo de desenvolvimento:

– Demora na finalização: este ponto é um dos mais comuns. Escopos engessados, com uma entrega única no final, podem tornar a sua solução defasada para as reais necessidades da sua empresa, no momento esperado por ela. Isso dificulta ou, até mesmo, inviabiliza os possíveis ajustes, que, se identificados ao longo do projeto, poderiam ser facilmente corrigidos. Com tudo pronto, porém, pode significar um grande retrabalho, resultando em custos adicionais e ainda mais tempo de desenvolvimento.

– Não pensar em escalabilidade: isso acontece, principalmente, quando o desenvolvimento é feito sem pensar em uma arquitetura flexível. Com a tendência de aumentar a volumetria, como um caminho natural das corporações que buscam crescimento, algumas centenas de dados se tornam milhões e milhões de registros. Não levar em consideração os desafios futuros, resulta em retrabalho de tudo o que já foi criado ou, pior, coloca uma “data de validade” na sua aplicação.

– Falta de planejamento: criar e implementar, aos poucos, é um risco considerável, se não houver catalogação. Afinal, o time que estava inicialmente no desenvolvimento pode não ser o mesmo que vai finalizá-lo, e essa mudança reflete em perda de informações, falta de padrão etc. Por isso, é crucial criar um catálogo de dados, para democratizar suas informações e mantê-las documentadas, de forma padronizada, facilitando, inclusive, a descoberta de novas oportunidades e a compreensão de KPIs.

– Negligenciar a sustentação e a manutenção: a entrega da solução não é o fim. Um ambiente de BI é vivo, o que significa que mudanças podem existir em relação à prioridade do negócio, às novas tendências de mercado, ou qualquer outro motivo que exija atualizações e revisões constantes para manter o máximo aproveitamento.

Como levar a agilidade para as soluções de BI?

O ágil é responsável por trazer uma abordagem diferente, dividindo e priorizando as entregas de alto valor agregado em curtos espaços de tempo.

Além de acelerar as entregas, essa metodologia é voltada ao desenvolvimento, de acordo com as reais necessidades de cada negócio, incluindo validação em todas as etapas, e melhorias e atualizações constantes, que permitem alcançar resultados mais eficazes.

Na prática: quais são as etapas do ágil no desenvolvimento de soluções de BI?

O desenvolvimento de uma nova solução não é algo linear. É preciso contar com processos dinâmicos, que se adaptem com facilidade às novas realidades, mas sem perder a velocidade do projeto.

Para isso, a Programmers desenvolveu uma metodologia exclusiva, o Agile Experience, que aplica a abordagem ágil, estabelecendo um ritmo contínuo de entrega de valor, com melhor previsibilidade e controle de riscos. Conheça as etapas:

– Product Envisioning: no modelo de Business Model Canvas, estabelecemos uma visão estratégica do produto de dados, alinhado aos stakeholders e objetivos de negócio, para a criação do backlog inicial da solução.

Digital Roadmap: com as necessidades mapeadas, é o momento de planejar e priorizar as entregas, e estabelecer qual arquitetura e quais principais tecnologias serão utilizadas.

Agile Implementation: em sprints curtas, é realizada a implementação. Durante os ciclos, são realizados alinhamentos constantes para ajustar a rota e direcionar a implementação dos relatórios e KPIs mais interessantes.

Todas as etapas contam com uma ou mais equipes ágeis, de profissionais multidisciplinares, com foco nas abordagens iterativa, incremental e de entrega contínua de valor.

Quais são os benefícios do ágil?

Contar com o ágil no desenvolvimento, na sustentação e na manutenção de soluções de BI é mais do que acelerar as entregas. Trata-se de uma maneira mais eficiente de obter insights que podem direcionar o seu negócio, promovendo inovação de forma contínua.

A metodologia permite acompanhar todo o processo, em tempo real e com total transparência, além de estabelecer entregas, com foco nos objetivos e nas prioridades do seu negócio. Tudo isso, prezando pela máxima qualidade, uma vez que as validações e possíveis correções são feitas a cada ciclo.

A metodologia ágil permite, também, a aceleração de uma cultura de dados, com geração rápida de valor, escopo flexível de implementação e early ROI (Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento, em português). Em outras palavras, proporciona, para a sua área ou equipe, uma solução que atenda às reais necessidades do negócio, permitindo tomar decisões mais assertivas e inovar com agilidade.

Conte com a Programmers para te ajudar!

Leve a agilidade para a tomada de decisão, por meio do desenvolvimento de soluções de BI com o Programmers Agile Experience, e tenha à sua disposição uma estrutura multidisciplinar e experiente para conquistar o sucesso da sua aplicação e maximizar o seu Retorno sobre o Investimento (ROI).

Nossa metodologia é uma solução intuitiva, capaz de indicar caminhos, de forma interativa e incremental, expondo ineficiências e possibilitando o alinhamento constante aos objetivos da empresa. Ela permite que o seu negócio inove com muito mais agilidade, e traz, para a realidade das equipes, mais eficiência, poupando horas de trabalho manual com o preenchimento de arquivos, por exemplo.

Entre em contato com os nossos especialistas e leve agilidade para a sua solução de BI!

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa?_

Nós te ajudamos a prever tendências e alcançar objetivos futuros.

Telefone +55 (11) 3504-1100 Email contato@programmers.com.br                    Entre em contato