Por Henrique Ruocco

Como vimos anteriormente (parte 1 e parte 2), a inteligência emocional é a capacidade de compreender e gerenciar os sentimentos de maneira positiva, que os valores do Scrum estão claramente ligados à maneira como o Scrum Master lida com seu time e que pessoas com alto QE são mais capazes de trabalhar em equipe e serem mais flexíveis. Ou seja, ela é uma forte aliada para construir e conectar seus sentimentos, os transformando em ações que o auxiliarão na tomada de decisão de acordo com aquilo que você julga mais importante. Mas há possibilidade de aumentar ou aprimorar nossa inteligência emocional?

A boa notícia é que existem sim maneiras de melhorá-la, de acordo com o  The Practical Guide to Emotional Intelligence, escrito por Justin J. Bariso, existem algumas práticas que podem nos ajudar a desenvolver essas sensíveis habilidades. Abaixo separei 5 delas para discutirmos.

Alguma práticas para obter mais inteligência emocional

1) Reflita sobre suas emoções

Tire um tempo para avaliar como você lida em situações do cotidiano, tais como participar de reuniões, responder e-mails ou chamadas, quando alguém o procura precisando de ajuda ou até mesmo quando você se vê em situações de alta complexidade.

2) Se veja pela perspectiva dos outros

Em sua grande maioria, os outros nos enxergam de uma maneira diferente daquela que nos vemos. Não se trata deles estarem certos ou errados, são apenas perspectivas diferentes. Por isso, converse com algumas pessoas ao seu redor para entender como elas acham que você agiu em determinada situação. As respostas te ajudarão a entender como as pessoas te enxergam, como também a entender melhor o outro.

3) Aceite críticas de forma positiva

Nem sempre é fácil ouvir críticas, mas na maioria das vezes elas possuem fundamentos bem verdadeiros. Com isso, ao receber uma crítica, você pode seguir dois caminhos: deixar seus sentimentos de lado e tentar aprender com a situação ou ficar com raiva e deixar a emoção agir por você.

Mas, cuidado! Não deixe uma crítica destruir sua autoestima e autoconfiança.

4) Seja um bom observador

Observar pode te deixar mais atento às suas emoções atuais, que antes passavam despercebidas. A auto reflexão o ajudará a estar mais em sintonia com o que você está sentido.

5) Pratique a “pausa”

Imagine quantos problemas seriam evitados se não agíssemos no calor da emoção? É o famoso pensar duas vezes antes de agir. A prática da pausa é uma excelente opção para que isso não aconteça, mas não se engane, com o estresse e a correria do dia a dia, essa prática pode ser desafiadora.

Inteligência emocional é um caminho

Essas são só algumas dicas de como podemos aprender mais e mais sobre o assunto, Abhi Golhar traz também algumas outras formas de aprimorarmos nossa inteligência emocional, caso queira dar uma olhada é só clicar aqui, mas é importante ressaltar que é uma prática que leva tempo e que mesmo uma pessoas com alta inteligência emocional, não consegue dominar suas emoções 24 horas por dia, 365 dias por ano, se deixando as vezes levar pelo calor do momento.

Então, para conseguir servir seus times de maneira mais eficiente e alavancar os valores do Scrum dentro das equipes, feche um pouco os livros técnicos e comece a trabalhar essa área tão importante! E apesar desta série de três artigos – para entender como podemos aprimorar nossas emoções -, ter trazido o Scrum Master como foco, não quer dizer que o resto do time não precise aprimorar essa área, muito pelo contrário, quanto mais a ideia de trabalhar emoções for disseminada dentro do time, mais frutos a equipe colherá.

Então, mãos à obra e Scrum On!

Henrique Ruocco é Pós-Graduado em Administração de Projetos, possui quase 10 anos de experiência profissional na área de TI. Apaixonado pela área ágil, principalmente Scrum, adora ler e estudar assuntos relacionados ao tema. É Professional Scrum Master I, Professional Product Owner I e II e Professional Scrum with Kanban. Nas horas vagas, gosta de pegar um lápis e borracha para rabiscar alguns desenhos.

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